Ivana Bastos parabeniza Jacaraci

Publicado em: 10/06/2021 08:26

Jacaraci recebeu as congratulações da deputada Ivana Bastos (PSD) ao completar 141 anos de emancipação, no último dia 7. Na moção que apresentou na Assembleia Legislativa, ela destacou que tem trabalhado pelo município, “principalmente nas oportunidades para os que residem na zona rural”, e relatou que esteve recentemente, a pedido da vice-prefeita Cleulete Fernandes, “nossa grande parceira de luta”, juntamente com o líder comunitário Airton Dias, “numa produtiva” reunião com o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, onde foi apresentado o trabalho de 300 produtores rurais nas áreas de alimentos, artesanato e materiais de limpeza.

Os itens são produzidos pela Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais das Comunidades de Quilombo, Passagem do Meio e Baixa da Forquilha; pela Associação dos Pequenos Produtores de Irundiara; pela Associação dos Agricultores das Fazendas Passagens da Vereda e Cupim, e pela Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais das Localidades Gerais da Ave Maria, Baixa Dantas, Estrema, Santana e Mata do Sobrado, “numa demonstração inequívoca que nossa gente trabalha, tem criatividade, precisando apenas de instrumentos governamentais capazes de fomentar a produção” para ser comercializada.

Segundo Bastos, “muito do que já lutamos, os resultados já começam a ser colhidos”. Citou como exemplo as obras para instalação da energia elétrica na localidade de Melancieira, “além de outras tantas ações em andamento”. Ela também registrou a parceria que tem “com a aguerrida e atuante vice-prefeita Cleulete Fernandes”, que

“tem sido o nosso diferencial na busca por novas obras e serviços para esse importante município baiano”. Ao concluir, Ivana Bastos saudou “mais um aniversário de emancipação desse lindo município baiano, cheio de oportunidades para os que ali vivem”.

A parlamentar lembrou que a origem do município remonta ao povoado denominado Almas, pertencente a Vila Nova do Príncipe e Santana de Caetité, onde, nos princípios do século XIX foi erguida uma capela que ficou como filial da freguesia de Nossa Senhora do Rosário do Gentio. Em 19 de agosto de 1902 a Lei Estadual nº 464 deu ao município sua atual denominação de Jacaraci.

Localizado na divisa com Minas Gerais, Jacaraci tem uma das sedes mais agradáveis da Bahia, registrando uma altitude de 900 metros acima do nível do mar, com um clima ameno e um povo pacífico, hospitaleiro e trabalhador que acredita na força e no desenvolvimento econômico-social do município onde reside e produz riquezas.