MÍDIA CENTER

David Rios sugere criação do Programa Saúde Emocional a Vítimas da Covid-19

Publicado em: 04/05/2021 08:34
Setor responsável: Notícia

O deputado David Rios (PSDB), que é médico de profissão, apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa no qual propõe a instituição do Programa Saúde Emocional a Vítimas da Covid-19. “A presente iniciativa vem pautada no fato de que ainda não se sabe quais serão os efeitos psicológicos desta pandemia a longo prazo, não podendo ser mitigado o fato de que milhares de pessoas continuam a ser afetadas diariamente pela Covid-19”, argumenta o parlamentar em prol da sua iniciativa.

A proposição determina que caberá ao Estado oferecer apoio psicológico a pacientes com sequelas da Covid-19, bem como propiciar amparo psicológico a familiares que vivenciam o luto pela perda de parentes, vítimas da pandemia. Pessoas que desenvolveram distúrbios psíquicos gerados pela crise econômica também deverão receber apoio especializado. Esse trabalho de assistência deverá ser realizado de forma virtual ou presencial por intermédio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou outros órgãos similares, a critério da Secretaria de Estado da Saúde.

“Vislumbra-se, depois de mais de um ano de pandemia da Covid-19, um aumento avassalador de casos desta doença, atingindo indivíduos de todas as idades e classes sociais, sobretudo no nosso estado”, prevê o tucano, considerando ainda que, “além disso, esta doença causa a dizimação quase total de núcleos familiares, com fatos notórios relatados diariamente pelos meios de comunicação”.

Rios salienta ainda que os impactos econômicos da pandemia também refletem-se no comportamento psíquico das pessoas de um modo geral. “Tal situação tem gerado grandes sofrimentos aos indivíduos e aos seus familiares, cujas consequências multiplicam-se em casos de transtornos mentais e depressão”, conclui.


Compartilhar: