MÍDIA CENTER

Bira Corôa afirma que trabalho dos jornalistas é essencial

Publicado em: 08/04/2021 09:20
Setor responsável: Notícia

O deputado Bira Corôa (PT) quer a inclusão dos trabalhadores da imprensa no grupo de prioridades para a vacinação contra a Covid-19. Em indicação encaminhada ao governador Rui Costa, o petista argumentou que esses profissionais estão mais exposto ao coronavírus por serem considerados essenciais desde o início da pandemia, colaborando com o Estado na divulgação de informações para a população em quarentena.

“O jornalismo é atividade essencial, então é justo, ético, correto e legal que o jornalista também tenha prioridade na vacinação”, afirmou ele, no documento protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Bira pontuou que “todos os fatos de como são usados os recursos, bem como de falta de assistência às pessoas menos favorecidas, foram narrados por jornalistas, dando oportunidade ao Estado alcançar a população menos favorecida”.

O parlamentar observou ainda que os jornalistas estão na linha de frente da Covid-19, não no tratamento, mas na investigação e, sobretudo, na rua, cobrindo as ações do Estado para informar os cidadãos, bem como na investigação dos investimentos dos recursos públicos na prevenção e enfrentando à pandemia.

Ele ressaltou também que a Constituição Federal de 1988 coloca o acesso à Informação como direito inalienável do cidadão, “de forma que repórteres, editores, produtores, cinegrafistas, repórteres fotográficos e todos aqueles envolvidos na produção jornalística devem ser imunizados com a máxima urgência”. Para Bira Corôa, o jornalista não pode trabalhar com medo de ser vítima da Covid-19 no exercício de sua profissão.


Compartilhar: