Quarta-feira , 14 de Abril de 2021

Câmara elogia atuação dos profissionais de imprensa na pandemia

Publicado em: 08/04/2021 09:19

O deputado Paulo Câmara (PSDB) propôs ao governador Rui Costa que inclua os profissionais de imprensa na categoria de trabalhadores prioritários para receber a vacina contra a Covid-19. A justificativa do tucano começou com a frase “Você é mais gentil com sua cafeteira do que com você mesmo”, do jornalista norte-americano Al Tompkins, do Instituto Poynter de Estudos de Mídia, que, apesar de “causar certa estranheza”, “soa como um alerta para quem está à frente do noticiário sobre a pandemia da Covid-19”, na opinião do deputado.
“Pelo menos a cafeteira você desliga quando ela não está em uso”, prosseguiu, afirmando ser essa a maior dificuldade dos profissionais de imprensa que estão atuando na cobertura da pandemia: “como desligar” após conversarem sobre uma doença que já matou mais de 330 mil pessoas somente no Brasil, e tem mais de 12 milhões de casos confirmados, “tendo acesso à rotina de hospitais, ouvindo histórias com fins por vezes tristes, analisando pesquisas, se expondo, lendo o noticiário de outros países e cruzando informações diversas”.
Na indicação que apresentou na Assembleia Legislativa, Câmara ressalta que eles são, “de forma inequívoca, expostos a um grau muito maior ao vírus”. A “atuação indispensável” com informações à população “sobre números, vacina, contágios, decretos dentre outros” é “vital aos baianos”, mas expõe os profissionais de imprensa “que, na maioria das vezes, buscam salvar vidas”.
Para ele, “não se pode negar a necessidade de priorizar esse trabalhador exposto ao novo coronavírus”, nem o seu “direito de viver e de continuar salvando vidas no nosso Estado”.