MÍDIA CENTER

Tom festeja os aniversários de Brejolândia e Araci

Publicado em: 08/04/2021 09:13
Setor responsável: Notícia

Os aniversários de emancipação político-administrativa dos municípios de Brejolândia e Araci, que completaram, respectivamente, 58 e 62 anos neste dia 7, foram comemorados pelo deputado Tom Araújo (DEM) em moções de congratulações apresentadas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
No documento referente a Brejolândia, o parlamentar destacou que o município é localizado numa região de clima semiárido, distante 755 km de Salvador, vizinho das cidades de Tabocas do Brejo Velho, Serra Dourada e Wanderley e possui uma população estimada em 11.127 habitantes.
Segundo ele, o município traz consigo uma economia embasada na atividade da pecuária, já que possui em seu território extensas áreas de pastagens e grande rebanho bovino. Dentre as tradições locais, atualmente se destacam o carnaval e a já tradicional vaquejada, cuja realização coincide com os festejos de aniversário da cidade.
“Saúdo o povo brejolandense nesta data especial. Ainda que estejamos passando por dias de muitas mudanças, reflexo do enfrentamento de uma pandemia provocada pelo coronavírus, é preciso estarmos ainda mais unidos e solidários”, declarou o parlamentar.
Sobre Araci, Tom Araújo lembrou que o município, com uma população de 54.379 habitantes, dista 210 km da capital e é limitado por Teofilândia, Conceição do Coité, Tucano, Santaluz, Cansanção, Barrocas, Nova Soure, Biritinga e Quijingue.
A economia da cidade, segundo o deputado, é baseada no comércio, nas atividades agrícola e pecuária, na avicultura e na indústria. “Cabe ainda ressaltar que foi um dos dois municípios brasileiros que serviram de alavanca, em 1978, para exploração de ouro pela empresa Vale do Rio Doce, com sucesso revelado na década de 1980”, destacou.
“Poder relembrar a história dessa terra, mesmo que de forma breve, sem dúvida traz muita satisfação. A energia e potencial para o trabalho do povo araciense é a força propulsora dessa terra. Mesmo em dias tão difíceis, de combate a uma pandemia que infelizmente vem causando inúmeras perdas e enorme mudanças na vida de todos nós, não poderia deixar de homenagear todos os munícipes dessa acolhedora terra”, concluiu Tom Araújo.


Compartilhar: