Arthur Maia justifica-o pelos relevantes serviços à Serra Geral
A Assembléia Legislativa vai agraciar o empresário e geólogo João Carlos de Castro Cavalcanti com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira pelos relevantes serviços prestados à região da Serra Geral, principalmente aos municípios de Caetité, Guanambi, Urandi, Caculé, Ibiassucê e Licínio de Almeida. A iniciativa é do deputado Arthur Maia (PMDB), através de um projeto de resolução já em tramitação na Casa.
João Carlos de Castro Cavalcanti nasceu em Caculé, no dia 26 de outubro de 1948. Diplomou-se em Geologia pela Escola de Geologia da Universidade Federal da Bahia, em 1971. Na década de 80, João Carlos descobriu sua vocação empresarial, quando montou uma fábrica de calcário em Santa Maria da Vitória, alavancando a economia daquela região. A partir daí, passou a explorar fontes de água mineral, comercializando essas fontes para grandes cervejarias e para outras empresas do setor de bebidas.
RECONHECIMENTO
Bilhões de anos atrás, em quietas bacias restritas de um mar pretérito, depositavam-se os sedimentos químicos ricos em ferro e sílica que mais tarde, intensamente metamorfizados, iriam aflorar no sertão baiano. Estas mesmas formações ferríferas que hoje fazem manchetes, foram descritas por exploradores de 1800. "Todos sabiam, muitos escreveram, poucos vislumbraram, mas somente um, João Carlos Cavalcanti, o JC, realmente enxergou o potencial econômico das formações ferríferas de Caetité", diz Maia.
O resultado dessa história de mais de 200 anos foi a descoberta de um depósito de ferro, com previsão de 30 milhões de toneladas. Essa descoberta é muito significante para a economia baiana, principalmente para a região da Serra Geral. "Há uma projeção de investimentos, para os próximos quatro anos, no valor de US$ 500 milhões. Segundo estimativas, a população de Caetité vai ter um acréscimo de mais de dez mil habitantes nos próximos dez anos", explica o parlamentar.
REDES SOCIAIS