MÍDIA CENTER

Marizete defende portadores de deficiência

Publicado em: 03/10/2007 00:00
Editoria: Diário Oficial

Peemedebista quer incluir intérprete de sinais nas transmissões da TV Assembléia
Foto:

A deputada Marizete Pereira (PMDB) quer beneficiar os portadores de deficiência auditiva e apresentou projeto de lei que dispõe sobre a inclusão de intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas transmissões da TV Assembléia Legislativa. A peemedebista deseja que os surdos também acompanhem as atividades parlamentares na Bahia, pois os mesmos possuem direitos à cidadania assegurados.
 Marizete justifica que no sistema democrático representativo, ao se propalar o conceito de cidadania e participação, é necessário que se possibilite o seu ativo exercício por todos os membros da sociedade. Dentre estes se encontram os deficientes auditivos, os quais constituem grande número da população, e, em especial, da população baiana.
 “As pessoas surdas possuem direito à cidadania e têm seus direitos assegurados. Elas  votam, mas não podem acompanhar o trabalho dos parlamentares estaduais por sofrerem limitações físicas”, argumenta Marizete.
 Nas últimas campanhas eleitorais parcelas significativas de candidatos utilizaram-se do serviço de intérprete de Libras para  obterem a compreensão dos deficientes auditivos. Assim, baseando-se nos direitos esculpidos na Constituição estadual de 1988, em relação à proteção e integração social dos deficientes, a proposição pretende ampliar a participação democrática da população no processo político baiano, incluindo as pessoas surdas no acompanhamento das atividades legiferantes desenvolvidas pela AL
 “Portanto, é oportuno o projeto, uma vez que se trata de propiciar às pessoas com deficiência auditiva a participação que muitas vezes só se dá no escrutínio, ampliando-a para o período de exercício de mandato”, finalizou.



Compartilhar: