MÍDIA CENTER

Talita Oliveira destaca os 471 anos de fundação de Salvador

Publicado em: 30/03/2020 23:29
Setor responsável: Notícia

O aniversário de 471 anos de fundação da cidade de Salvador, comemorado no dia 29 de março, foi saudado pela deputada Talita Oliveira (PSL) em moção de congratulações apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). No documento, a parlamentar destacou as características, culturais, econômicas, geográficas e históricas da primeira capital do Brasil, fundada com este objetivo pelo primeiro governador-geral da então colônia portuguesa, Thomé de Souza, em seu desembarque no Porto da Barra, em 1549. 

 

“Salvador foi o cenário dos mais importantes fatos que ocorreram no país nos primeiros séculos da nossa história. Perdeu, em 1763, a condição de sede do governo, mas mantém até hoje, pela força das tradições e pela cultura, a condição de terra da beleza, fartamente cantada pelos seus filhos e apreciada pelos diferentes povos que a visitam”, declarou Talita. 

 

A legisladora explicou que, ao final do ano de sua fundação, Salvador já possuía cinco igrejas: Graça, Vitória, Escada, Conceição da Praia e Ajuda. Segundo ela, até o século XVIII, a cidade era a principal ligação entre Portugal, Sul da África e litoral da Ásia, sendo que teve o porto mais movimentado do Brasil até 1870. Além disso, era a segunda maior cidade do Império Lusitano até o início do século XIX, perdendo apenas para Lisboa. 

 

No aspecto cultural, Talita lembrou que, no ano de 2015, Salvador tornou-se o primeiro município brasileiro a ser contemplado com o título de "Cidade da Música", concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “O Pelourinho, bairro histórico onde muitos escravos eram castigados, hoje é ponto turístico famoso mundialmente. É conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa, com monumentos históricos que datam do século XVII até o início do século XX, tendo sido declarado como patrimônio mundial pela Unesco em 1985”, completou.   

 

“Por tudo que Salvador representa no cenário histórico, político, econômico e cultural brasileiro, esta parlamentar se congratula e se irmana à sua gente, na passagem do 471º aniversário da fundação da cidade, que a paz e a alegria sempre estejam intrinsecamente ligadas a cada um de seus filhos, na esperança de um futuro radiante”, disse a parlamentar, desejando aos habitantes da capital baiana, muita paz, saúde e prosperidade.   

 

“Terra natal de todos os baianos, terra de praias e lagoas, de avenidas e vales, de polos industriais e férteis lavouras. Minha cidade da Bahia, com tuas sete portas, por entre os coqueiros ondulantes, o abrigo da alma, o vetusto templo do filho de Deus, aquele que é dono da Bahia, seu farol, seu lume e seu guia”, concluiu Talita



Compartilhar: