Presidente Marcelo Nilo prestigia criação de rede de abrigos
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, participou na tarde de ontem da assinatura de convênios entre o governo do Estado e a prefeitura de Salvador para o co-financiamento da rede de abrigos destinados a crianças e adolescentes da capital baiana. O evento, realizado no auditório do Espaço Crescer, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foi bastante concorrido, com a maciça participação de representantes governamentais e da sociedade civil.
O convênio, que contará com recursos de cerca de R$ 2,2 milhões e beneficiará 19 entidades e 966 crianças e adolescentes, foi assinado pelo secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Valmir Assunção, representando o governo do Estado, e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), Carlos Soares, representando a prefeitura de Salvador.
Logo na abertura dos trabalhos, a superintendente de Assistência Social da Sedes, Elisabeth Borges, destacou que a secretaria passa por um processo de reordenamento interno e na relação com as entidades, visando principalmente à implantação de medidas que combatam as desigualdades sociais. "O que estamos fazendo aqui é reforçando o compromisso coletivo destes princípios", afirmou.
Em seguida, Maria da Anunciação, da ONG Vida Brasil, disse que o ato de ontem era "um marco na história da proteção aos desvalidos". Na mesma linha, Maria de los Dolores Cabrita, do Instituto de Organização Neurológica da Bahia, afirmou que se considerava "realizada, pois o estado está entendendo qual papel deve desenvolver".
Até mesmo o Ministério Público, órgão que sempre cobra com veemência políticas do Estado, elogiou as ações. "É um passo muito importante. Parabenizo os governos estadual e municipal por esta iniciativa", disse o procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Britto, que também destacou a importância do convênio.
PARCERIA
Os últimos pronunciamentos do evento foram exatamente do presidente da Assembléia, Marcelo Nilo, e dos secretários Carlos Soares e Valmir Assunção. Marcelo destacou o acerto da descentralização dos recursos e também das parcerias entre as mais diversas esferas de poder. Depois de dizer que a AL está pronta para colaborar na luta em defesa das crianças e dos adolescentes, ele elogiou os secretários e arrematou: "Só trabalha com o social quem tem sensibilidade".
O secretário municipal Carlos Soares falou sobre o compromisso da prefeitura e do governo estadual, que, segundo ele, estão priorizando a assistência social. "Quando a gente quer, a gente faz. É uma questão de vontade, prioridade e compromisso políticos." Valmir Assunção encerrou a reunião com um emocionado depoimento e disse que "só tem sentido estarmos aqui na secretaria se for para implementar políticas que combatam a desigualdade social".
REDES SOCIAIS