MÍDIA CENTER

Ilhéus pode ter criação do bijupirá em cativeiro

Publicado em: 13/07/2007 00:00
Editoria: Diário Oficial

Ângela Sousa pede à Bahiapesca a inclusão de Ilhéus no projeto piloto destinado à criação, em cativeiro, da espécie pesqueira bijupirá
Foto:

A Bahia é um dos estados escolhidos pela Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap) do governo federal para o desenvolvimento de projetos piloto para a criação, em cativeiro, da espécie pesqueira bijupirá. Diante disso, a deputado Angela Sousa (PSC) está indicando ao governador Jaques Wagner que determine a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), bem como à Bahiapesca, no sentido de incluir comunidades de pequenos produtores do município de Ilhéus no projeto piloto destinado à criação da espécie pesqueira bijupirá em cativeiro.

O bijupirá é um peixe de alto valor no mercado, tanto nacional quanto internacional e, em cativeiro, chega a atingir oito quilos em um ano. O governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária e da Bahiapesca, já implantou o primeiro módulo do projeto, no município de Santo Amaro, situado no Recôncavo baiano. A Bahiapesca divulgou que vai implantar 100 módulos do projeto no estado, aos quais fornecerá tecnologia e alevinos (filhotes de peixe).

"O município de Ilhéus, no litoral sul da Bahia, possui as condições para receber módulos do projeto, tanto por sua vocação natural para piscicultura, como pela possibilidade de que a instalação de criatórios do bijupirá no município venha a contribuir para o revigoramento de sua economia, ainda marcada pela crise da cacauicultura. Por isso estou apelando para a sensibilidade do governador Jaques Wagner e do secretário Geraldo Simões para que a cidade de Ilhéus seja contemplada com a implantação desse projeto piloto."



Compartilhar: