MÍDIA CENTER

Verba para o combate às drogas

Publicado em: 15/06/2007 00:00
Editoria: Diário Oficial

Eliedson quer verbas para prevenção, tratamento e recuperação de dependentes de drogas
Foto:

É de autoria do deputado Eliedson Ferreira (DEM) o projeto de lei que determina que 1% da verba orçamentária destinada à saúde no Estado da Bahia seja utilizada na prevenção, tratamento e recuperação de dependentes de drogas de qualquer natureza. O parlamentar destacou que cabe ao poder público se responsabilizar por este problema, já que os prejuízos provocados pela dependência atingem a família, a sociedade e o próprio cidadão. "É preciso deter este mal, pois ele é coletivo", argumentou o deputado.

Segundo Eliedson, a sociedade é passiva com as drogas chamadas "lícitas", como o tabaco e o álcool, responsáveis também por inúmeros problemas. "Milhares de pessoas morrem a cada ano em decorrência das doenças provocadas por cigarro", afirmou o parlamentar, ressaltando que é importante não esquecer que 1/3 da população adulta brasileira é fumante.

O deputado informou que o dinheiro gasto em conseqüência de acidentes nas estradas provocado pela junção perigosa de direção e alcoolismo daria para o governo praticamente triplicar o número de benefícios do Bolsa Família. Mais: 66% dos homens que agridem familiares são consumidores de bebidas alcoólicas.

Em relação às drogas ilícitas, o parlamentar demonstrou preocupação, uma vez que elas provocam também problemas de ordem social, como a transmissão de doenças contagiosas através do compartilhamento de seringas e a destruição de uma grande faixa da população que é economicamente ativa. "Se esses cidadãos fossem alcançados por uma ação preventiva e eficaz, sem dúvida seriam cidadãos saudáveis e produtivos", diz o parlamentar democrata.



Compartilhar: