O aniversário dos 116 anos de emancipação política e administrativa do município de São Miguel das Matas, comemorado no dia 8 de junho, foi registrado na Assembléia Legislativa através de moção de congratulações e aplauso apresentada pelo deputado Rogério Andrade (DEM). "Essa aprazível cidade do interior baiano encanta os visitantes não somente pela beleza de sua terra, mas sobretudo pela hospitalidade de seu povo", ressaltou o deputado. Com uma população estimada em cerca de 10 mil habitantes, o município está localizado no sul do Recôncavo, a 224 km da capital do estado.
O povoamento da região começou com a tribo indígena Arcoverde, que ocupava a densa Mata Atlântica. "Sua terra fértil, sua água límpida e abundante serviram como chamariz para esses primeiros habitantes, agraciados com a deslumbrante paisagem que rodeava seus vales", contou o deputado democrata. Dizimada a tribo indígena pelo avanço do homem branco, na área foi cultivada a cana-de-açúcar que serviu de esteio para a formação de um pequeno povoado. Anos depois, uma capela foi edificada em louvor a São Miguel, atraindo fiéis que construíram casas e aos poucos foram dando adensando a povoação.
Para o deputado democrata, a força de um povo é demonstrada pela sua história, cujas lutas e conquistas servem como exemplo para encorajar seus habitantes e também os visitantes que a conhecem. "Parabéns, São Miguel das Matas. Estamos sempre atentos às suas necessidades e potencialidades, colocando nosso mandato à disposição do povo, na vontade de construir uma cidade mais humana, mais justa e cada vez melhor", completou.
REDES SOCIAIS