MÍDIA CENTER

Raios-X nas penitenciárias

Publicado em: 15/05/2007 00:00
Editoria: Diário Oficial

Tarcízio: instalação de pórticos de raios-X nos estabelecimentos prisionais da Bahia
Foto:

Projeto de Tarcízio Pimenta aumenta controle sobre os presos

A instalação de pórticos de raios-X para a detecção de armas e celulares em todos os estabelecimentos prisionais da Bahia é o que dispõe projeto de lei elaborado pelo deputado Tarcízio Pimenta (DEM), protocolado pelo parlamentar junto à Secretaria Geral da Mesa da Assembléia Legislativa. A matéria já está em tramitação recebendo emendas nas comissões técnicas e tem texto sucinto, com apenas cinco artigos, que conferem à proposta o "caráter autorizativo" – saindo os recursos necessários de dotação orçamentária própria.

O parlamentar está "alarmado" com as seguidas notícias veiculadas pela mídia que "evidenciam" o controle de fato de penitenciárias por detentos perigosos que exercitam seu poder também para o lado externo das grades dando ordens aos liderados através de aparelhos de telefonia celular. Na justificativa que anexou ao projeto de lei, ele lamentou a fragilidade dos esquemas de segurança destinados a impedir a chegada desses aparelhos aos presídios.

ISOLAR

 

Tarcízio Pimenta considera "de sua importância que possamos isolar os líderes dessas gangues para que percam o controle sobre o que acontece dentro e fora dos presídios, enfraquecendo-os". O parlamentar frisa que os líderes de quadrilhas trabalham muitas vezes através da intimidação junto a moradores de comunidades carentes e que o corte da comunicação e do acesso a armas é o único caminho para reverter esse noticiário.

O deputado Democrata lembra que o estado de São Paulo instalou – com sucesso – equipamentos semelhantes em suas penitenciárias que é necessária a observância dos bons exemplos, pois o "único objetivo que nos move ao fazer este projeto é o de buscar soluções viáveis para acabar com a violência que está sufocando nosso estado". Ele acredita que existindo boa vontade política, pórticos semelhantes aos existentes em aeroportos poderão ser instalados em nossos prisões, sendo virtualmente impossível a alguém ali ingressar com armas ou telefones clandestinos.



Compartilhar: