Foi na solenidade de integração do Hospital Edgar Santos ao SUS
O presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo (PSDB), representou o legislativo baiano, ao lado do governador Jaques Wagner e do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na solenidade que marcou a integração do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos (Hupes) ao sistema de saúde do Estado. O evento, muito concorrido, aconteceu ontem, no auditório do Hospital das Clínicas da Ufba. Na oportunidade, também foi anunciada a federalização do Hospital Ana Nery, que incorporará o Instituto do Coração da Bahia (INCOBA) e passará a ser gerido pela UFBA a partir do próximo dia 27 de maio, funcionando como hospital de referência para a área de cardiologia no estado.
O convênio com o Hupes permitirá a ampliação do atendimento à população, criando 113 leitos no hospital. Os recursos serão aplicados em duas etapas: primeiro na infra-estrutura, aumento do efetivo de pessoal para atendimento e aquisição de equipamentos. Na etapa final os recursos serão aplicados na reforma de duas enfermarias de clínica médica, disponibilizando mais 42 leitos de atendimento. Já foram disponibilizados 166 novos funcionários, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, bioquímicos, fisioterapeutas psicólogos e técnicos em laboratório.
Participaram também da solenidade o reitor da UFBA, Naomar Almeida, o prefeito de Salvador, João Henrique, o diretor geral do Hospital das Clínicas, Hugo Ribeiro, secretários de estado, deputados federais e os estaduais J. Carlos (PT), Leur Lomanto Junior (PMDB), Álvaro Gomes (PC do B), Reinaldo Braga (PSL), Zilton Rocha (PT), Maria Luíza Laudano (PT do B), Bira Corôa (PT) e Ângela Sousa (PSC).
REDES SOCIAIS