Com o objetivo de recondicionar e reciclar computadores e seus derivados para uso nos Centros Sociais Urbanos da capital, o deputado estadual Ivo de Assis (PR) fez indicação ao ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para que autorize a implantação de um Centro de Reciclagem de Computadores em Salvador, compatível com o Programa Governo Eletrônico do Governo federal.
Segundo o deputado, só a União descarta aproximadamente 200 mil computadores por ano, sem contar o governo do Estado e a iniciativa privada. Em 2006, o Banco do Brasil descartou 57 mil máquinas e a Caixa Econômica Federal, 27 mil. "Só para mencionar duas grandes estatais brasileiras das quase 120 estatais que o país tem. Esses computadores poderiam contribuir para a inclusão digital da população", ressaltou Assis.
Já existem três centros de reciclagem em funcionamento no país. O primeiro deles foi inaugurado em Porto Alegre/RS, em abril de 2006. Já as unidades do Gama/DF, e de Guarulhos/SP, iniciaram suas atividades em dezembro e aguardam inauguração. A coordenação da iniciativa está a cargo da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento.
REDES SOCIAIS