MÍDIA CENTER

AL instala quatro novas comissões

Publicado em: 14/03/2007 00:00
Editoria: Diário Oficial

Marizete, ao lado de Antônia Pedrosa, vai presidir a Comissão de Defesa da Mulher
Foto:  

AFRODESCENDENTES

O deputado Bira Coroa (PT) é novo presidente da Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afrodescendente. Ele foi eleito na noite de ontem, por unanimidade. A reunião que levou o petista ao comando do colegiado começou logo após o encerramento da sessão plenária. Os trabalhos foram presididos pelo deputado Ferreira Ottomar (PMDB), que convocou os petistas Yulo Oiticica e Fátima Nunes para realizar a contagem dos votos. Não houve nenhum voto para o cargo de v ice, que pertence à bancada oposicionista.

Assim que tomou posse, Bira Coroa agradeceu a confiança e falou sobre a situação dos afrodescendentes, principalmente os problemas relacionados à violência. "Precisamos lutar para mudar este quadro", conclamou, destacando que a comissão tem uma grande responsabilidade, "pois tem o dever de elaborar políticas públicas reverter tal o panorama atual". No final da sessão, ele convocou uma reunião para a próxima terça-feira, às 10h.

n DIREITOS DA MULHER

Encarando a sua eleição para presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher como um grande desafio, a exemplo do seu mandato parlamentar, a deputada Marizete Pereira (PMDB) destacou que o colegiado também irá trabalhar em prol dos homens, pois considera fundamental a igualdade de direitos entre os sexos.

A eleição aconteceu ontem, no início da tarde, com a presença de seis deputados, que escolheram Marizete Pereira, para presidente, e Antônia Pedrosa (PRP), para vice. A solenidade contou com a presença também do deputado Valdenor Pereira (PT). Ele fez questão de destacar que o colegiado terá todo apoio da bancada da maioria, da qual é o líder. Ficou decidido que durante a primeira reunião ordinária, marcada para o dia 21, será definido o calendário de trabalho 2007.

n DIVISÃO TERRITORIAL

O deputado Emério Resedá (PSDB), indicado pela bancada da maioria, foi eleito presidente da Comissão Especial de Divisão Territorial, durante reunião de instalação, ontem pela manhã, na Sala Luís Cabral, na Assembléia Legislativa. O vice-presidente da comissão, que deverá ser indicado pela minoria, terá que ser escolhido no prazo de seis dias. Em princípio, as reuniões da comissão serão realizadas às quartas feiras.

"Esperamos que a competência da Divisão Territorial seja devolvida pela União aos Estados, às suas Assembléias, pois existem grandes distritos que precisam passar logo à condição de municípios", afirmou Resedá. O deputado Nelson Leal (PSL) está muito otimista quanto ao projeto, que tramita no Senado, para fazer retornar às Assembléias a competência sobre divisão territorial e emancipação de municípios.

n SÃO FRANCISCO

A polêmica questão da transposição do Rio São Francisco vai continuar na ordem do dia da Assembléia Legislativa. Na noite de ontem foi instalada a comissão que trata tema na Casa. O deputado Fernando Torres (PRTB), que está no primeiro mandato, foi eleito para presidir o colegiado.

A sessão, comandada pela deputada Maria Luiza Laudano (PTdoB), teve como escrutinadores os deputados Álvaro Gomes (PCdoB) e Arthur Maia (PMDB). Logo após ser conduzido ao comando da comissão, Fernando Torres disse que ficava feliz com a lembrança dos colegas e prometeu trabalhar com afinco em defesa do rio. "Sou deputado novo, mas, assim como vocês, tenho compromisso com a Bahia e com o nosso querido São Francisco." As reuniões do colegiado ocorrerão sempre às quartas, a partir das 11h.

 

 

 



Compartilhar: