O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSDB), recebeu ontem a visita do presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia) e prefeito de Santo Estêvão, Orlando Santiago. O dirigente da entidade municipalista, acompanhado de assessores técnicos, informou ser esta a sua primeira semana efetiva de gestão e está sendo reservada para visitas institucionais, com o objetivo de estreitar relações e estabelecer parcerias.
O encontro, marcado pela cordialidade, aconteceu no gabinete da presidência e durou cerca de 30 minutos. Marcelo parabenizou Orlando Santiago pela sua eleição para a UPB e afirmou que é um municipalista, ressaltando que a entidade tem um papel importante na recuperação da capacidade administrativa e financeira das prefeituras da Bahia, as quais, segundo o presidente, estão passando, em sua maioria, por uma situação ruim. "Está difícil para os prefeitos até manter o custeio das prefeituras", disse.
Já Orlando Santiago informou que na sua gestão haverá uma mobilização permanente dos prefeitos para discutir assuntos de interesse municipalista. "Precisamos da ajuda do Legislativo e de outros órgãos e entidades para convencer o Congresso Nacional da necessidade de ser formulado um novo pacto federativo, com uma partilha mais racional dos recursos do Estado", argumentou.
Segundo o presidente da UPB, no período que corresponde à promulgação da Constituição de 1988 até hoje, houve uma diminuição da participação dos municípios na divisão da arrecadação total de tributos de 19% para 14,5%, enquanto em relação à União a participação aumentou de 57% para 61%.
REDES SOCIAIS