Em seu último discurso como presidente, o deputado Clóvis Ferraz (PFL) fez um balanço destes dois últimos anos e destacou o Canal Assembléia como uma das principais realizações de sua gestão. "Com a inauguração da TV, pela primeira vez em sua história o Legislativo passa a transmitir ao vivo suas atividades para o grande público", observou. Para ele, foi gratificante concretizar esse compromisso, que representa uma antiga aspiração dos deputados e do povo da Bahia.
"Possibilitar o acompanhamento cotidiano das sessões plenárias, das atividades das comissões técnicas, audiências públicas, reuniões da Mesa Diretora e programas de cultura, artes e cidadania é, sem sombra de dúvida, uma significativa realização", avaliou, acrescentando: "Por dever de reconhecimento e justiça, devo sublinhar que o Canal Assembléia reflete o anseio dos 63 deputados estaduais da 15a Legislatura."
Outro importante compromisso assumido e concretizado, afirmou Clóvis Ferraz, foi a profunda transformação do parque tecnológico da Assembléia, de modo a torná-la contemporânea das avançadas ferramentas de gestão. Ele citou ainda outra conquista de sua gestão na área de informática: a implantação do novo portal da Assembléia, com o objetivo de fortalecer o relacionamento da Casa com o público.
Já a implantação de um sistema informatizado de suprimento, explicou, centralizou a política de compras, garantindo mais economia para a AL. Segundo ele, a Assembléia economizou uma média de 20% em cada compra, através do pregão presencial implantado em julho de 2005.
Investimentos também foram realizados na manutenção e na melhoria da infra-estrutura, bem como na qualificação profissional e na oferta de benefícios aos servidores e seus dependentes. No período 2005-2007, foram beneficiados 1.645 servidores em diversas atividades de capacitação. No balanço, o presidente falou também sobre o pagamento da diferença da URV devida aos funcionários da Casa, retroativo ao ano de 1994.
"Deixo a presidência com diversas pendências judiciais sanadas, a exemplo das viúvas e pensionistas da antiga Caixa de Previdência Parlamentar; dos funcionários e ex-deputados com relação ao teto salarial e, mais importante ainda, resolvi o problema da curva de maturidade referente ao plano de cargos e salários de 2004, atendendo à reivindicação dos servidores desta Casa."
Outra conquista observada por Ferraz foi a valorização das artes e da cultura, com apresentações musicais, exposições de trabalhos artísticos e, sobretudo, o lançamento de livros. Entre 2005 e 2007, o número de livros de autores baianos publicados foi quadruplicado. "Não seria exagero afirmar que a atividade editorial da Assembléia passou a fazer parte da agenda cultural da Bahia", disse ele.
Ferraz destacou ainda o incremento das atividades legislativas e fez questão de agradecer nominalmente a cada um de seus colegas na Mesa Diretora. E desejou ao seu sucessor, deputado Marcelo Nilo (PSDB) – "valoroso colega" – uma profícua administração. O ex-governador Paulo Souto mereceu um agradecimento especial de Ferraz "pelo elevado relacionamento com esta Casa parlamentar e o respeito à autonomia do Poder Legislativo". Ele agradeceu ainda aos funcionários da AL, prefeitos, vereadores, lideranças políticas e ao povo, que "sempre me honrou com o apoio nesses quatro mandatos". E fez agradecimento, em particular, a sua família: "A Zelma, minha esposa, e aos meus filhos Rodolfo e Carolina, pela compreensão diante das minhas ausências e pelo estímulo."
REDES SOCIAIS