MÍDIA CENTER

Inaugurado o Canal Assembléia

Publicado em: 07/02/2007 00:00
Editoria: Diário Oficial

Clóvis Ferraz e Naomar Almeida assinam protocolo que permite a transmissão da TV Assembléia por canal aberto
Foto:

Uma solenidade simples e rápida, mas que marcará de forma duradoura o destino do Legislativo baiano. Assim foi a inauguração do Canal Assembléia na tarde de ontem. O evento, que foi aberto pelo mestre de cerimônias da Casa, Francisco Raposo, exatamente às 16h50, contou com a participação de diversas autoridades, deputados, secretários estaduais, intelectuais e artistas.

A emissora da AL, que tem como slogan a TV da Casa do Povo, será transmitida pelo canal 20 da Net e será um importante instrumento de comunicação e divulgação das atividades do Legislativo, conforme frisou o presidente da Casa, deputado Clóvis Ferraz (PFL), no seu breve discurso. Ao cumprir este compromisso assumido ainda durante a campanha à presidência, ele fez questão de agradecer o empenho de todos os parlamentares desta legislatura que se encerra hoje.

"Este momento é extremamente significativo para este parlamento, pois esta TV representa o sentimento dos 63 deputados que lutaram por este instrumento de interação com a sociedade", disse Ferraz, acrescentando que a partir de agora a Casa tem a responsabilidade de mostrar para toda a Bahia a produção que "aqui é realizada".

AMPLIAÇÃO

Apesar da importância e seriedade que se revestia a solenidade, o presidente fugiu do roteiro na hora do descerramento da placa de inauguração para brincar com o deputado Marcelo Nilo (PSDB), conclamando-o a dar continuidade ao projeto. "A partir de amanhã (hoje) a responsabilidade é sua." O deputado tucano respondeu no ato. "Farei tudo o que estiver ao meu alcance, mas antes é preciso que os deputados escolham o meu nome para tão nobre função."

A "sadia provocação" a Marcelo, esclareceu Ferraz, foi no sentido do parlamentar do PSDB, que segundo o atual presidente, "deverá ser eleito por aclamação", ampliar o alcance da emissora, possibilitando a retransmissão em TV aberta, "pelo menos para a Região Metropolitana de Salvador".

Para concretizar tal objetivo, o presidente Clóvis Ferraz e o reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Naomar Almeida, assinaram um protocolo de intenções para a transmissão no canal 15 em UHF. Este canal, já outorgado à universidade, será implementado e compartilhado com a AL.

PROGRAMAÇÃO

A grade inicial da TV Assembléia terá programas jornalísticos, com a cobertura das sessões plenárias e das comissões e do dia-a-dia da Casa. Também serão veiculados conteúdos gerados pelas TVs Sebrae, Câmara, Senado, Radiobrás e outras instituições que já foram contactadas para essas parcerias.

Com relação à exibição das atividades da Casa, Clóvis Ferraz destacou que é preciso deixar claro para a sociedade que a "Casa tem tido seu poder legisferante limitado por causa da Constituição". Ao ressaltar que o grande desafio é lutar pela aprovação de projetos de autoria de parlamentar, ele falou sobre a atuação da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale).

"Nós somos incompreendidos pela sociedade porque não votamos projetos de nossa autoria. No entanto, não fazemos isso porque somos impedidos, já que nossa prerrogativa foi usurpada", disse, arrematando que com a TV Assembléia a sociedade poderá tomar conhecimento desta situação e "nos ajudar a mudar esta realidade".

 



Compartilhar: