MÍDIA CENTER

Deputada exalta o trabalho social do bloco Ilê Aiyê

Publicado em: 20/11/2006 00:00
Editoria: Diário Oficial

Lídice: fortalecer auto-estima do negro
Foto:

O Ilê Aiyê, fundado em 1º de novembro de 1974, tem o objetivo de divulgar para a sociedade os ritmos oriundos da tradição africana, fortalecendo a identidade étnica e a auto-estima do negro brasileiro, lutando sempre pela inclusão social e afirmação cultural do seu povo. Com o intuito de homenageá-lo, a deputada Lídice da Mata (PSB) apresentou na Assembléia Legislativa uma moção de congratulações, parabenizando o bloco pelo seu 32º aniversário.

De acordo com a parlamentar, a sua sede, “Senzala do Barro Preto”, foi inaugurada há três anos e nela funcionam a Escola de Ensino Fundamental Mãe Hilda, o projeto Bandarê, um estúdio para gravações, área de shows, restaurantes especializados em comida baiana e salas para realização de cursos profissionalizantes. “O compromisso do Ilê com a educação tem produzido excelentes resultados. Somente em 2005 cerca de 1,2 mil jovens, entre 17 e 25 anos, foram beneficiados. Além disso, entre outras importantes realizações, o Ilê mantém um grupo de idosos, coordenado pela Mãe Hilda, que uma vez por semana desenvolve atividades de lazer e educação na Senzala do Barro Preto”, ressalta a representante do PSB.

Atuando como poderoso instrumento de afirmação cultural, o primeiro bloco afro da Bahia, ao longo de sua existência, vem desenvolvendo sistematicamente um consistente trabalho junto à comunidade negra de Salvador, em que sobressaem as ações voltadas para a inclusão social e o revigoramento das tradições afro-brasileiras”, assinala Lídice em seu documento.



Compartilhar: