Os deputados e servidores poderão acompanhar na intranet da Assembléia Legislativa todos os números da apuração de votos a partir das 17h de domingo, quando a eleição será encerrada. A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da AL vai receber as informações diretamente da central de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que promete atualizá-las a cada 15 minutos. A contagem de votos poderá tanto ser acompanhada nos gabinetes e repartições, através da intranet (http://albanet.alba.ba.gov.br), como também na presidência e no auditório do Memorial, onde serão disponibilizados computadores e data-shows.
Mais uma vez, o Legislativo baiano vai inovar na divulgação de informações sobre as eleições. A equipe da DTI trabalhou aproximadamente um mês para criar um sistema de gerenciamento de dados que possibilitará o acompanhamento detalhado de toda apuração dos votos. O sistema vai mostrar, por exemplo, quantos votos determinado candidato teve em cada município. Ou exibir quais seriam os deputados eleitos com determinado percentual de votos apurados – já fazendo aí o cálculo do coeficiente eleitoral.
“O sistema tem diversos filtros que possibilitam diferentes informações para os interessados, a exemplo da quantidade de votos por partido, coligação, município e nome, permitindo também a combinação dessas informações”, explicou o chefe da seção de desenvolvimento de sistemas, Ícaro Caires Machado. Segundo ele, antes de elaborar o sistema, a equipe da DTI se reuniu com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e TSE para colher todas informações sobre a transmissão de dados. “As informações saem primeiro do TRE para o TSE, onde elas são compiladas, e só depois serão encaminhadas”, acrescentou Edgar Crusoé, chefe da divisão de suporte operacional da DTI.
Para obter os números sobre as eleições, o interessado deve entrar na intranet e clicar no item de menu Serviços. Lá, ele encontrará o ícone Eleições 2006, que fornecerá todas as informações sobre a apuração. “Qualquer servidor que tem acesso à intranet poderá acessar os dados sobre as eleições”, explicou o chefe da DTI, Armando Velloso. Ele ressaltou, no entanto, que os votos para presidente só deverão começar a ser compilados um pouco mais tarde. Isso em função da apuração para presidente só começar após o fim do pleito no Acre, cujo fuso horário deixa o estado atrasado em uma hora em relação a Brasília.
A previsão é que o processo de apuração só seja concluído na segunda-feira. Por isso, a expectativa é que muitos deputados, candidatos e assessores fiquem até a madrugada de segunda na AL, que será aberta especialmente por causa das eleições. A DTI vai deixar um operador na presidência e no auditório do Memorial para assessorar as pessoas que quiserem dados mais detalhados. Nos gabinetes e repartições será possível também imprimir os relatórios atualizados do TSE, que transmitirá os dados através de um sistema chamado de Protocolo de Transferência de Arquivos.
“Através do sistema você poderá imprimir a lista dos deputados mais votados por município, partido, coligação. Além disso, você pode acessar a lista dos deputados estaduais e federais eleitos em determinado momento da apuração”, reforçou a analista Simone Guimarães, que também trabalhou na elaboração do sistema montado pela DTI. Outro analista, Cosme Santana, acrescentou que essas informações serão arquivadas para que, no futuro, os deputados possam fazer análises e comparativos com outras eleições.
REDES SOCIAIS