MÍDIA CENTER

Referência da prática republicana

Publicado em: 26/05/2006 00:00
Editoria: Diário Oficial

Javier: engajamento político e social
Foto:

Neste momento em que as representações da democracia são alvo de ataques, muitas vezes injustos, é importante fazermos o contraponto. A razão principal da entrega do título de Cidadão Baiano a Aldo Rebelo é pelo que ele representa para a política brasileira, uma verdadeira referência da prática republicana”. Foi assim que o deputado Javier Alfaya (PCdoB) explicou os motivos que o levaram a propor a concessão da honraria ao presidente da Câmara dos Deputados.

Além disso, o proponente da homenagem destacou que Aldo Rebelo tem uma “forte ligação com a Bahia”. Para ilustrar seu argumento, Javier Alfaya lembrou do período em que ambos eram integrantes do movimento estudantil. “Lembro-me que quando estávamos escolhendo o símbolo para a União da Juventude Socialista (UJS), Aldo sugeriu que adotássemos a figura do poeta Castro Alves”.

Logo em seguida, Javier Alfaya fez uma pequena trajetória do “engajamento político e social” do atual presidente da Câmara e falou de suas origens humildes. “Aldo é filho de um trabalhador de uma fazenda de Teotônio Vilela, em Viçosa, Alagoas. Depois, esteve ao lado de Teotônio na luta pela redemocratização do Brasil”.

Outro episódio que marca a ligação de Aldo com a Bahia, assinalou Javier, foi a realização em Salvador, em 1979, do congresso nacional para a reconstrução da União Nacional dos Estudantes (UNE). “Neste época, ele percorreu a cidade organizando a luta. Aldo conhece a Bahia não só de estudo, mas de vivência. Sabe das nossas necessidades, dramas, beleza e potencial. É um baiano legítimo”.



Compartilhar: