MÍDIA CENTER

Colegiado promove debate sobre juventude negra e política

Publicado em: 27/11/2017 22:58
Editoria: Diário Oficial

Bira Corôa é um crítico ferrenho da desigualdade social
Foto:  

O Projeto Juventude Negra e Participação Política, da Cipó Comunicação Interativa, e com a Comissão de Promoção da Igualdade, presidida pelo deputado Bira Corôa (PT), realizam hoje, às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia, a audiência pública “Incomode: O preço do descaso é a minha vida!”. A sessão tem como objetivo convocar a população do Subúrbio Ferroviário de Salvador, autoridades locais, movimentos sociais e organizações culturais para discutir o extermínio da juventude negra dentro das comunidades.


“No Brasil, a exclusão social tem cor e procedência, pois são os jovens negros os que mais morrem e que ocupam as piores taxas de vulnerabilidade social”, afirmou o deputado Bira Corôa. Segundo o levantamento do Diagnóstico dos Homicídios de 2014, elaborado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), a Bahia registra a taxa de homicídios mais alta entre os estados brasileiros, sendo que do total dos homicídios 79,6% são de jovem negra e moradora de periferias. “Desta forma, a juventude negra articulada na audiência “Incomode” leva à Assembleia propostas para implementação nos programas e políticas públicas que atendem a esta faixa social”, completou.


A audiência pública é o resultado de dois anos de “incidência política no campo da monitoria a respeito do enfrentamento à letalidade que abrange a juventude negra no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sobretudo a respeito das politicas públicas. “Nessa trajetória produzimos o documentário ‘Não Somos + Um’ (2015), nossa principal ferramenta de diálogo e produto publicitário dos resultados de monitoramento. Assim como a exposição fotográfica ‘Anúncio Suburbano’, decorrência do monitoramento de lideranças locais”, disse.


E por fim, no ano de 2016, a audiência pública popular “Direitos Humanos, Humanos Direitos? Juventude Negra na luta por Justiça, atividade de incidência que norteou o nosso plano de ação deste segundo semestre de 2017, com ações voltadas ao campo legislativo municipal e estadual. Além da realização no mês de agosto de 2017 da caminhada “Incomode: Contra o extermínio da Juventude Negra”, do Lobato até o Uruguai.



Compartilhar: