O Projeto Juventude Negra e Participação Política, da Cipó Comunicação Interativa, junto a Comissão de Promoção da Igualdade, presidida pelo deputado Bira Corôa(PT), realizam amanhã(28/11), às 9h, na Assembleia Legislativa da Bahia a audiência pública "INCOMODE: O preço do descaso é a minha vida!”. A sessão tem como objetivo convocar a população do Subúrbio Ferroviário de Salvador, autoridades locais, movimentos sociais e organizações culturais para discutir sobre o extermínio da juventude negra dentro das comunidades.
"No Brasil, a exclusão social tem cor e procedência, pois são os jovens negros os que mais morrem e que ocupam as piores taxas de vulnerabilidade social", afirmou o deputado Bira Corôa. Segundo o levantamento do Diagnóstico dos Homicídios de 2014, elaborado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – SINESP, a Bahia registra taxa de homicídios mais alta entre os Estados brasileiros, sendo que do total dos homicídios, cerca de 79,6% é jovem, negra e moradora de periferias. "Desta forma, a juventude negra articulada na audiência "Incomode" leva à Assembleia propostas para implementação nos programas e políticas públicas que atendem a esta faixa social", completou.
Ações de monitoria
A audiência pública “INCOMODE: O preço do descaso é a minha vida.” é o resultado de dois anos de incidência política no campo da monitoria, a respeito do enfrentamento a letalidade que abrange a juventude negra no Subúrbio Ferroviário de Salvador, sobretudo, a respeito das politicas públicas: Juventude viva e pacto pela vida.
Nessa trajetória produzimos o documentário "Não Somos + Um" (2015) – nossa principal ferramenta de diálogo e produto publicitário dos resultados de monitoramento, assim como, a exposição fotográfica "Anúncio Suburbano" – decorrência do monitoramento de lideranças locais – e, por fim, no ano de 2016, realizamos a audiência pública popular “Direitos Humanos, Humanos Direitos? Juventude Negra na luta por Justiça” - atividade de incidência que norteou o nosso plano de ação deste segundo semestre 2017 com ações voltadas ao campo legislativo municipal e estadual. Além da realização no mês de agosto de 2017 da caminhada "Incomode: Contra o extermínio da Juventude Negra" com percurso do bairro do Lobato até o Uruguai.
REDES SOCIAIS