MÍDIA CENTER

ANIVERSÁRIO DE FEIRA DE SANTANA - Carlos Geilson se congratula com população do município

Publicado em: 16/09/2017 00:00
Editoria: Diário Oficial

No documento, tucano destacou história da localidade
Foto: Arquivo/Agência-ALBA
Feira de Santana comemora 184 anos de emancipação político-administrativa, no próximo dia 18 de setembro, e recebeu na Assembleia Legislativa a homenagem do deputado Carlos  Geilson (PSDB).

Em moção de congratulações apresentada na Casa, ele afirmou que hoje Feira é uma metrópole com mais de 600 mil habitantes, além de ser o maior entroncamento rodoviário do Norte/Nordeste.Além disso, a educação de nível superior no município começou a ser impulsionada no ano de 1976 com a implantação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). 

Atualmente, o município tem também o campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), além das diversas outras faculdades particulares. As primeiras marcas de povoamento em Feira ocorreu no século XVIII. O povoado cresceu e, em 1832, passou a ser vila nominada como Feira de Sant’Anna - nome inspirado na feira livre e na santa que se tornou a padroeira local. Em 18 de setembro de 1833 foi elevada a condição de município. Feira de Santana também é conhecida como a Princesa do Sertão, codinome dado em 1919 pelo intelectual Rui Barbosa, que esteve na cidade naquele ano.

“Terra de personalidades como Maria Quitéria, e do político Chico Pinto, da poetisa Georgina Erisman e de tantas outras pessoas, conhecidas ou anônimas, que dão sentido à sua existência. Saúdo essa grandessíssima cidade,por seu aniversário de conquista”, concluiu Carlos Geilson, no documento.


Compartilhar: