A criação da Semana do Voluntariado do Estado da Bahia, no mês de agosto, já que no dia 28 é comemorado o Dia Nacional do Voluntariado, foi proposta pelo deputado Angelo Coronel (PSD) através de projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa.
A Semana do Voluntariado pretende estimular, valorizar, apoiar e divulgar a importância do trabalho voluntário como instrumento de crescimento e desenvolvimento integral humano; estímulo à cidadania, solidariedade e atos de ajuda ao próximo. Órgãos públicos como as secretárias de Ação Social, Educação e correlatas deverão realizar eventos que tenham como objetivo ampla divulgação e estímulo ao trabalho voluntário, através de campanhas, palestras, projetos, premiações e bonificações, dentre outros incentivos.
Entende-se por voluntário toda e qualquer atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidades públicas ou privadas de qualquer natureza sem fins lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos de assistência à pessoa, dentre outros. “Os órgãos competentes deverão fiscalizar, disseminar e fazer cumprir esta lei”, disse Coronel.
DOAÇÃO
Com normas que defendem a prática voluntária no país foi instituído através da Lei 7.352, de 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado que tem como objetivo reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, talento e trabalho de maneira voluntária, visando o bem social comum. Segundo dados da Fundação Itau Social, o voluntariado no Brasil está se desenvolvendo, mas apenas 11% da população é atuante e outros 60% estão dispostos a ajudar. De outro modo a pesquisa mostra que entre os principais motivos para uma atuação mais efetiva está a falta de convite (29%) ou informação (12%), embora outros alegarem falta de tempo.
“Entre alguns benefícios apontadas pela prática do voluntário, foram citadas pelos entrevistados, nesta ordem de importância, a sensação de bem estar, de ser útil, ajudar o país e aprender uma habilidade”, ressaltou Coronel.
Nesse âmbito, sendo a prática do voluntariado uma atividade que visa maior integração, desenvolvimento social e humano em nosso estado, a criação da Semana do Voluntariado no Estado da Bahia objetiva estimular, valorizar, apoiar e divulgar a importância dessas ações.
REDES SOCIAIS