Coronel: indicações pleiteando benefício para as regiões da Chapada, Irecê, Sul e Recôncavo
Foto: null
Foram quatro indicações com as quais o deputado Angelo Coronel (PL) pretende mudar a vida de boa parcela da população baiana do interior. Em todas elas, o parlamentar pede ao governador Paulo Souto a construção de casas populares para os moradores de 29 municípios nas regiões da Chapada Diamantina, Irecê, Sul e Recôncavo. "Destaca-se que ações como estas representam o fortalecimento dos objetivos propostos pelas políticas públicas de nosso governo, a inclusão social da população menos favorecida", disse.
A Chapada Diamantina, explica o parlamentar, é uma "região de destaque no cenário econômico da Bahia enquanto pólo promissor de turismo e oportunidades para sua população", e com isso "tem contribuído de forma relevante nos índices de desenvolvimento de nosso estado". Ali, ele acredita que sua indicação beneficia a população carente em torno de 200 mil habitantes, distribuídos pelos municípios de Macajuba, Nova Redenção, Wagner, Boa Vista do Tupim, Andaraí, Lençóis, Ruy Barbosa, Itaberaba, Bonito e Iraquara.
Outros 150 mil habitantes estiveram na mira de Coronel, quando ele incluiu a região do Recôncavo em uma de suas indicações, lugar "onde ocorre um déficit habitacional crescente. A oferta de casas aos mais desafortunados não só beneficia a estes, mas à distribuição urbana de um modo geral". Coração de Maria, Pedrão, Teodoro Sampaio, Conceição do Jacuípe, Irará e Ouriçangas estão citados no documento destinado ao Executivo estadual.
O atendimento das suas reivindicações, diz Coronel, estará ampliando os índices de Desenvolvimento Humano (IDH), muitas vezes em lugares onde o desenvolvimento já se destaca no cenário estadual, a exemplo da região de Irecê, que tem sua base econômica na agricultura, mas que precisa "ampliar o nível de oportunidades à população mais carente, a exemplo do acesso à moradia". Os municípios que constam nesta indicação são Xique-Xique, Ibititá, Presidente Dutra, Lapão, Itaguaçu da Bahia, Canarana, Cafarnaum e Ibipeba.
Angelo Coronel requisita também ao governador a inclusão de Itagi, Ipiaú, Barra do Rocha, Ibirapitanga e Teolândia, todos da região Sul, nos programas Família Produtiva e Kit Moradia, "minimizando suas demandas por melhorias de vida". Estes municípios englobam cerca de cem mil almas, entre as quais muitas estão incluídas nos extratos mais desvalidos da população.
REDES SOCIAIS