O último fim de semana foi de festa para a cidade de Itabuna. Ali se realizaram os festejos do padroeiro local, São José, e na Assembléia Legislativa a ocorrência repercutiu graças à moção de congratulações apresentada pelo deputado Fábio Santana (PRP). Ele destacou a grande importância da comemoração para a comunidade, lembrando que, na ocasião, são realizados batizados, procissão, bênçãos e missa solene. Todo ano começa com alvorada de fogos e, neste, contou com a presença do governador Paulo Souto, que presenteou a cidade com inaugurações.
O local onde hoje está Itabuna era chamado de Tabocas, um ajuntamento que se formou a partir das paradas de tropeiros, que passavam por ali na rota da Vila Imperial da Vitória da Conquista. Como os viajantes aproveitavam a ocasião para ferrar seus animais, passou à condição de vila com o nome de Ferradas. O deputado relata ainda que a ocupação do terreno às margens do Rio Cachoeira ganhou impulso quando Félix Severino do Amor Divino e seus parentes foram abrindo roças em torno, dando oportunidade para o aumento da povoação.
"O verdadeiro apogeu de Itabuna aconteceu ao florescer a cultura do cacau e seu crescimento mais expressivo ocorreu quando o chocolate passou a ser consumido na Europa", lembrou. Atualmente, continua Fábio Santana, "a cidade de Itabuna é marcada com grande progresso, destacando-se pelo comércio vigoroso, avançando sobre um mercado consumidor crescente, com a implantação de novas indústrias, gerando mais empregos".
REDES SOCIAIS