MÍDIA CENTER

Alex Lima festeja na Assembleia data magna de Aporá e Conde

Publicado em: 15/08/2017 00:00
Editoria: Diário Oficial

Deputado apresentou moções na Secretaria Geral da Mesa
Foto: Arquivo/Agência-Alba
Os municípios de Aporá e Conde comemoraram aniversário de emancipação político-administrativa neste mês de agosto. Conde festejou no último dia 10 e Aporá ontem. Para celebrar tais ocasiões,  o deputado Alex Lima (Podemos) apresentou, na Assembleia Legislativa, moção de congratulações. 

Com cerca de 18 mil habitantes, localizado a 188 km da capital baiana, o município faz limites com Crisópolis, Inhambupe, Esplanada, Acajutiba, Entre Rios e Olindina.

“O início da sua história se confunde com a história de Inhambupe, município ao qual pertencia. O processo de povoamento ocorreu no início do século XIX. Os primeiros colonos a estabelecer-se na região desenvolveram, no local, lavouras de subsistência, bem como a criação de gado e a agricultura. A fama do solo fértil, propício ao plantio de culturas, se propagou, fomentando a chegada de novas famílias que concorreram à formação do povoado Aporá.”, destacou o parlamentar.

CONDE


“Quero congratular-me com toda a população condense e suas autoridades nessa importante data festiva de sua emancipação política e administrativa. Desejo que o Conde busque o caminho do desenvolvimento e siga em progresso, conquistando mais ainda a admiração dos baianos”, disse o parlamentar.

A origem da cidade foi destaque na moção entregue por Alex Lima. “Inicialmente habitado pelos bravos guerreiros tupinambás, o município do Conde carrega uma história de luta e conquistas. Em 1621, os jesuítas que catequizavam os índios do local, adquiriram terras. Aos poucos, muitos índios, já catequizados, fixaram-se ao redor das terras dos jesuítas e dedicaram às culturas da cana-de-açúcar, do fumo e à criação de gado. Com o passar dos anos, o número de aldeias foram crescendo até que o local foi transformado em povoado, recebendo a denominação de Itapicuru de Baixo. Em dezembro de 1806, já bastante povoada, os habitantes do local solicitaram a elevação à categoria de vila, com a denominação de Vila do Conde, que deu origem ao nome atual”.


Compartilhar: