Antonio Rodrigues (com Elmar, Zilton e Gaban) vai presidir o colegiado pela oitava vez
Foto: null
O deputado Antonio Rodrigues (PFL) foi reeleito ontem para seu oitavo mandato como presidente da Comissão de Educação, Esportes e Serviços Públicos, tendo Emiliano José (PT) como vice. A exemplo do que aconteceu nas outras sessões, a votação foi unânime. Em seu discurso, Rodrigues garantiu que dará prosseguimento aos trabalhos iniciados no ano passado e destacou a importância do colegiado. "Nossa responsabilidade é grande, já que a comissão é uma importante interlocutora dos diversos segmentos envolvidos nas áreas de educação, esportes e serviços públicos", afirmou ele.
Mas alguns pontos polêmicos foram levantados no primeiro dia de funcionamento da comissão. O deputado Zilton Rocha (PT) lamentou que os grandes projetos de educação não sejam discutidos pelo colegiado. "Normalmente, os projetos de grande monta só são discutidos pela Comissão de Constituição e Justiça, que dá seu parecer em plenário", afirmou Zilton, defendendo que o mérito dessas proposições seja discutido pela Comissão de Educação. Rodrigues replicou, observando que nas sessões conjuntas todos os parlamentares têm tempo suficiente para se manifestar.
Zilton pediu também que este ano sejam realizadas mais audiências públicas. "A Bahia enfrenta muitos problemas no setor de educação, com um grande número de analfabetos funcionais, desvios do Fundef e é importante que a comissão promova grandes fóruns para discutir essas questões com a sociedade", defendeu. Para ele, a Comissão de Educação tem que absorver e incorporar esses grandes temas.
Já o deputado Javier Alfaya (PC do B) pediu uma revisão dos métodos de trabalho da comissão. Disse ser importante que alguns métodos sejam simplificados e que, em alguns casos, seja dispensada a nomeação de um relator para dar parecer sobre os requerimentos apresentados. Antonio Rodrigues informou que tanto a metodologia como o cronograma de trabalho podem ser discutidos de forma democrática pelos membros do colegiado. Também participaram da sessão de ontem os deputados Gaban (PFL), Padre Joel (PPS) e Elmar Nascimento (PL).
REDES SOCIAIS