O deputado Gika Lopes (PT) saudou o município de Nordestina, que ontem comemorou seu aniversário de emancipação político-administrativa apresentando na Assembleia Legislativa uma moção de congratulações. Com cerca de 13 mil habitantes e 468 km² de área territorial, o município faz limites com Queimadas, Santa Luz e Cansanção.
“Em 1937 dois desbravadores, Tertuliano de Souza Pereira e Gregório Batista, construíram duas casas na Fazenda Cajueiro, município de Cansanção para se aventurar na produção de fibra de caroá e da casca do angico. Para melhorar a comercialização dos produtos produzidos, construíram também um armazém e casas comerciais, formando assim o povoado denominado Bloco.
Em 1955 o povoado foi elevado a categoria de vila, chamando-se Cajueiro. A partir da década de 80, o povoado já com o nome de Nordestina teve a população significativamente aumentada, motivando os políticos locais a manifestarem interesse em sua emancipação política”, explicou o parlamentar.
REDES SOCIAIS