MÍDIA CENTER

Alba tem papel importante na formação de taquígrafos

Publicado em: 04/05/2017 00:00
Editoria: Diário Oficial

Mirela Novaes informou que Legislativo tem maior corpo funcional da Bahia
Foto: Arquivo/Agência-Alba
Na Bahia, a Alba tem um papel fundamental na formação e difusão da profissão. É a Escola do Legislativo que oferece o único curso de formação de taquígrafo em Salvador. Os profissionais capacitados pela Alba “oxigenam a profissão e ampliam o interesse” pela técnica que pode atingir o registro de até 150 palavras por minutos. Está na Assembleia Legislativa “o maior corpo funcional de taquígrafos da Bahia”, salienta Mirela Novaes Mesquita de Araújo, coordenadora de Acompanhamento e Apoio do Departamento de Taquigrafia da Alba. Segundo constata, o Legislativo baiano contribui de maneira significativa para “dar visibilidade” a uma profissão que “é passada de pai para filho, compondo uma tradição”.



O curso da Escola do Legislativo tem 18 meses de duração, é dividido em duas fases e obedece o método Nelson de Oliveira. Na primeira etapa da formação, os alunos tomam conhecimento dos sinais e no período seguinte passam para a fase de “agilização, que é a aplicação dos sinais de maneira cada vez mais rápida”. O objetivo é capacitar os alunos a registrarem até 120 palavras por minuto.



As casas legislativas em Salvador, assim como os tribunais de Contas, de Justiça e Eleitoral têm estes funcionários em seus quadros, mas a Alba, com seus 23 taquígrafos, é o Poder que mais abriga estes profissionais. Eles são “fundamentais” para o funcionamento dos órgãos e agora pleiteiam a aprovação de lei federal que regulamente a profissão. Em cada Estado eles são enquadrados em uma categoria. Na Alba são contratados como técnicos de nível superior. O presidente Angelo Coronel, seguindo sua determinação de valorização dos servidores, vem conversando e analisando a possibilidade de corrigir eventuais distorções.


Compartilhar: