No aniversário de 38 anos do grupo cultural Olodum, que comemorado hoje, dia 25, a deputada Luiza Maia (PT), presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa, apresentou moção de congratulações pela data comemorativa e o Projeto de Lei 22.249/2017, o qual reconhece o Olodum como patrimônio cultural e imaterial da Bahia.
“O Olodum merece todos os reconhecimentos e homenagens, pois é um verdadeiro memorial da cultura viva da nossa Bahia. Tenho profunda admiração e respeito pelos trabalhos que eles desenvolvem em tantos países que eles fazem intercâmbio, revelando talentos da nossa terra. Não só a área artística, mas também o compromisso e projetos sociais”, destacou a parlamentar.
Na moção de congratulações, Luiza Maia fez referência ao sucesso implementado no âmbito da música, mas também dos projetos sociais, como o “Rufar dos Tambores” e a “Escola Criativa Olodum”, que inclui o trabalho de intercâmbio internacional com os Estados Unidos, África, Europa, Ásia e América Latina, além do trabalho com o grupo de dança e com o “Bando de Teatro Olodum”, que tem revelado artistas consagrados pela crítica brasileira.
DISCRIMINAÇÃO
No PL 22.249/2017, a deputada afirmou ainda que o grupo cultural Olodum desenvolve ações de combate à discriminação racial, “lutando para garantir os direitos humanos e civis dos excluídos, não só no Estado da Bahia, mas em todo território nacional”.
“É preciso que se dê continuidade sempre às ações do Olodum, particularmente aquelas que promovem a cultura baiana. Daí a importância do reconhecimento como patrimônio cultural imaterial, efetuando-se os registros nos livros próprios, a fim de que seja preservada e disseminada a sua história, servindo, também, como exemplo para outras organizações que pretendam seguir na mesma trilha”, justificou.
REDES SOCIAIS