Em homenagem aos 55 anos de emancipação política do município de Caldeirão Grande, os deputados Adolfo Viana (PSDB), Jurandy Oliveira (PRP), Fátima Nunes (PT),. Bira Corôa (PT) e Sidelvan Nóbrega apresentaram na Assembleia Legislativa moções de congratulações para lembrar a passagem dessa importante data, congratulando-se com a população, Prefeitura e Câmara de Vereadores.
Adolfo Viana argumenta em seu documento que “com mais de 13 mil habitantes, situada na mesorregião do centro-norte baiano e na microrregião de Jacobina, a cidade de Caldeirão Grande tem sua história originada na Fazenda Boqueirão, local que segundo dados históricos passou a ser primeiramente morada das famílias Bezerra, Correia e Brasileiro e, logo depois com o desenvolvimento, foi habitada por outras pessoas. Viana lembra que a cidade foi desmembrada do município de Saúde na data de 25 de abril de 1962.
O tucano destaca também que Caldeirão Grande tem 55% dos habitantes residentes na zona rural e sua economia é voltada para a pecuária e agricultura.
Já Jurandy Oliveira lembra que a região está em constante crescimento, marcada pela ascensão da inclusão digital e empenho dos caldeirão-grandenses na obtenção do desenvolvimento.
“A emancipação de Caldeirão Grande é uma conquista que deve ser festejada e lembrada com muita alegria, já que tal acontecimento proporcionou maior autonomia para a região e estimulou o recebimento de recursos financeiros, que puderam ser revertidos em melhorias na qualidade de vida dos caldeirão-grandenses”, finalizou Jurandy.
A deputada Fátima Nunes afirmou que “o povo caldeirão-grandense desejo dias de vitórias, saúde e muita prosperidade. Uma região que tenho muito apreço pela população e grande amigos, a exemplo do ex-prefeito Netinho. Congratulo-me com todos, na certeza que o crescimento social e econômico da cidade irá prosperar”, declarou Nunes.
“Muito pode ser dito sobre este município que caminha em direção a um futuro próspero e feliz, repleto de desafios”. Essas foram as palavras do deputado Bira Corôa (PT) em moção em homenagem ao aniversário da cidade de Biritinga.
O petista destaca os aspectos religiosos na sua moção com os festejos do padroeiro local, celebração organizada pelos católicos com caminhada, acompanhada de procissão nas ruas e leilões de objetos oferecidos pela comunidade local. A festa de São João também faz parte da cultura popular local, Bira lembra também que “o candomblé, cuja origem é atribuída à vinda dos escravos da África para o Brasil é também praticado por um grande número de pessoas na comunidade local.
Sidelvan Nóbrega frisou que “apesar de pequeno, o povoado se desenvolveu e passou a ser, em 30 de dezembro de 1953, denominado como “Vila Itaguaçu”, mas algum tempo depois voltou a ter o nome original. Em 25 de abril de 1962, o vilarejo foi elevado à categoria de cidade, desmembrando-se do município de Saúde.”
Ele falou ainda sobre a economia que é voltada para a agricultura familiar e para a extração de Ouricuri. Caldeirão Grande possui tradições religiosas e folclóricas que fortalecem ainda mais sua cultura.
O deputado concluiu a homenagem parabenizando a população de Caldeirão Grande, que hoje comemora seus 55 anos de emancipação política e administrativa. “Esta Casa se regozija em manifestar os mais sinceros votos de sucesso a toda população caldeirão grandense: parabéns!”.
REDES SOCIAIS