MÍDIA CENTER

Petistas lamentam morte de Marisa Letícia

Publicado em: 09/02/2017 00:00
Editoria: Diário Oficial

O líder Rosemberg Pinto elogiou a trajetória da ex-primeira-dama
Foto: Arquivo/Agência-Alba
A Bancada do PT na Assembleia Legislativa lamentou a morte da ex-primeira dama do Brasil Marisa Letícia Lula da Silva. Os deputados apresentaram moção de pesar na Casa Legislativa pelo falecimento que aconteceu no dia 2 de fevereiro. 

“Sempre muito dedicada à família, Marisa teve uma forte atuação nas disputas eleitorais de Lula, sendo fundamental para a sua vitória no pleito de 2002. Em 1º de janeiro de 2003, tornou-se a mais destacada primeira-dama da história recente do Brasil. Durante toda a sua vida, Dona Marisa combateu a pobreza, a discriminação, a intolerância, a violência de gênero e o racismo institucional. Foi uma das grandes vozes de nosso tempo, na promoção dos direitos humanos e na permanente defesa dos grupos excluídos e socialmente vulneráveis”, declarou a Bancada.

Foi Marisa quem cortou e costurou a primeira bandeira do Partido dos Trabalhadores, quando este foi fundado em 10 de fevereiro de 1980. Participou ativamente no início das atividades do partido, ajudando a criar núcleos e a estampar camisetas. Com a intervenção do governo federal no sindicato em abril do mesmo ano, Lula e outros sindicalistas foram presos, e as reuniões passaram a ser realizadas ilegalmente em sua casa. Em 1980, chegou a liderar uma passeata das mulheres em apoio aos sindicalistas presos no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), que integrava o aparato repressivo da ditadura.



Compartilhar: