“É com grande satisfação que parabenizo essa cidade especial que pertence a região do Sisal, a mesma de Serrinha, minha cidade natal”, disse o deputado Gika Lopes (PT), na moção de congratulação ao município de Itiúba pela passagem dos seus 82 anos de emancipação política, que foi somada aos atos da Assembleia Legislativa do Estado.
Localizado a cerca de 380 quilômetros de Salvador, o município ocupa uma área de 1.722,757 km², com uma população aproximada de 36 mil habitantes. Itiúba tem o mesmo nome de uma serra da região, recebeu esse nome pelos índios Caricás, os primeiros habitantes do município. Relatos diversos conta que deu se origem pela expressão tupi-guarani “tuyba”, que significa “abelha dourada”, já outros dados informam que o termo derivou da palavra “itiuba”, que na língua indígena quer dizer “água da pedra”.
O petista disse que se coloca em prontidão para qualquer demanda de interesse público do município, que foi emancipado no dia 17 de janeiro de 1935 pelo Decreto Estadual nº 9.322. O município tem a agropecuária como um dos componentes que movimentam a economia local.
REDES SOCIAIS