Acontece amanhã, às 9h30, no Plenário Luís Eduardo Magalhães da Assembleia Legislativa da Bahia, sessão especial em homenagem aos 101 anos do Lacen/Bahia. A iniciativa partiu da deputada estadual e membro da Comissão de Saúde da Casa, deputada Fabíola Mansur (PSB).
O Lacen/BA compreende um conjunto de ações transversais aos demais sistemas de vigilância em saúde, que propiciam o conhecimento e investigação diagnóstica de agravos e verificação da qualidade de produtos de interesse de saúde pública, mediante estudo, pesquisa e análises de ensaios relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e da saúde do trabalhador.
A área de Vigilância Laboratorial em Saúde Pública se subdivide em Vigilância Epidemiológica, com a realização de ensaios de interesse para a saúde pública, com doenças como a rubéola, citomegalovírus, toxoplasmose, dengue, sarampo, febre amarela, dentre outras; Vigilância de Saúde Ambiental - Laboratórios Regionais de Vigilância da Qualidade da Água, nos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), cujo papel institucional é considerado estratégico para a descentralização e regionalização dessas ações; Vigilância Entomológica - Laboratórios Regionais de Vigilância Entomológica, localizados nos Núcleos Regionais de Saúde (NRS), com ações direcionadas para a investigação diagnóstica das doenças transmitidas por vetores; Laboratórios de Vigilância Sanitária centralizados no Lacen/BA, cujas ações são voltadas para a verificação da qualidade de produtos de interesse para vigilância da saúde, tais como: alimentos, medicamentos, cosméticos e saneantes, imunobiológicos, hemoderivados, toxicologia humana, contaminantes biológicos e não-biológicos em produtos relacionados à saúde, materiais e equipamentos de uso para a saúde.
O laboratório também realiza ações na área de educação, com a capacitação de profissionais e estudantes e assistência com atendimento a pacientes que procuram diretamente a sede, e produção de meios de cultura, soluções, reagentes e kits para os agravos de Meningite, Coqueluche, Difteria, Vírus Respiratórios e Tuberculose para hospitais públicos e privados. No total são 13 laboratórios, dois sob gestão estadual, com sedes em Salvador e Jequié, e os demais sob gestão municipal, localizados nas cidades de Ibotirama, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Brumado, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Serrinha, Senhor do Bonfim, Paulo Afonso e Salvador.
REDES SOCIAIS