Os municípios de Irajuba, Baixa Grande e Wenceslau Guimarães foram homenageados na Assembleia Legislativa pelo deputado Sandro Régis (DEM) com moções de aplausos por terem comemorado aniversário de emancipação político-administrativa. O parlamentar fez questão de parabenizar a população e as autoridades dessas cidades destacando toda a trajetória, desde a criação das mesmas e o momento em que vivem atualmente.
Irajuba, por exemplo, comemorou aniversário no último dia 16 de julho. A cidade foi emancipada em 16 de julho de 1962, em uma campanha liderada pela população e que contou com o apoio de políticos locais da época.
Irajuba situa-se a 9 km da BR-116 e dista 294 km da capital. O acesso à sede do município é feito através da BA-888. Localiza-se na Mesorregião Centro Sul Baiano e Microrregião de Jequié e está incluído no Polígono da Seca. Tem uma população superior a 7 mil habitantes. Na atividade econômica, destaca-se a agropecuária e o cultivo da mandioca, café e sisal, entre outras.
O município de Baixa Grande, situado na Mesorregião Centro Norte Baiano e na Microrregião de Itaberaba, no Piemonte da Chapada Diamantina, tem como principal acesso a BA-052 (Estrada do Feijão), interligada à importante BR-116. Com uma população superior a 20 mil habitantes, limita-se com os municípios de Ipirá, Macajuba, Mundo Novo, Mairi e Pintadas. Sua emancipação aconteceu em 17 de julho de 1933. Seu clima é semiárido e sua altitude é de 369m.
O município de Wenceslau Guimarães foi criado pela Lei Estadual 1.728 de 19 de julho de 1962 e recebeu essa denominação em homenagem ao grande político regional do mesmo nome, conceituado orador e intransigente defensor das causas populares.
Fica situado na Mesorregião Sul Baiano e na Microrregião Itabuna-Ilhéus, limitando-se com os municípios de Gandu, Nilo Peçanha, Teolândia, Ubaíra, Cravolândia, Itaquara, Jaguaquara, Apuarema, Itamari e Nova Biá. A sua distância até a capital do Estado é de 290km. É grande produtor de cacau, além de se destacar também pela produção de cravo-da-índia, mandioca, banana, café e graviola.
“No instante em que esses três municípios festejaram e comemoraram mais um aniversário de emancipação político-administrativa, este parlamentar se irmana cheio de alegria com as respectivas populações e manifesta de público suas congratulações e aplausos, pela comemoração de tão importante datas”, afirmou o deputado Sandro Régis.
REDES SOCIAIS