O município de Lauro de Freitas comemorou mais um ano de emancipação política, no último dia 31 de julho, e para saudar está importante data para os munícipes da localidade, o deputado Roberto Carlos (PDT) somou aos atos de trabalhos da Casa moção de congratulações. O parlamentar pontua que por volta do ano 1000, a região, atualmente ocupada pelo município, foi invadida por povos tupis procedentes da Amazônia, que expulsaram os seus antigos habitantes para o interior.
Em 1552, Garcia D’Ávila recebeu de Tomé de Sousa lotes de terra no litoral baiano. Lá foi instalada, com apoio da família D’Ávila, proprietária da Casa da Torre, uma missão jesuíta que deu origem, em 1758, à freguesia de Santo Amaro de Ipitanga.
Originalmente, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, com a denominação Ipitanga, até que, em 1880, passou a ser distrito de Montenegro, atual Camaçari. Em 1932, retornou a Salvador, até que, em 31 de julho de 1962, foi transformado em município. Onze anos depois, passou a integrar a Região Metropolitana de Salvador.
Roberto Carlos frisa que o município que pertence a Região Metropolitana de Salvador e é grande polo de investimento, comemora mais um prêmio de visibilidade nacional no ano de 2015, depois de ser eleita a Melhor Cidade do Brasil para se Viver, pelo anuário da revista “Istoé”, denominada “As Melhores Cidades do Brasil”, agora Lauro de Freitas, segundo a revista Exame, é a segunda melhor cidade do estado para se fazer negócio.
REDES SOCIAIS