MÍDIA CENTER

EMANCIPAÇÃO DE ITANAGRA - Aniversário da localidade é saudado por Bira Corôa

Publicado em: 02/08/2016 00:00
Editoria: Diário Oficial

Petista elogiou o "sentimento de hospitalidade e luta do seu povo"
Foto: Arquivo/Agência-Alba
O município de Itanagra, situado na microrregião de Catu, comemora 54 anos de emancipação político-administrativa recebendo como homenagem uma moção de aplausos, apresentada pelo deputado Bira Corôa (PT) na Assembleia Legislativa.

Itanagra possui uma área de 490.526 quilômetros quadrados e população de 8.023 habitantes. De clima tropical, limita-se com os municípios de Araçás (norte e oeste); Entre Rios (norte) Mata de São João (sul e oeste) e Pojuca (oeste).

 A origem Itanagra data de julho de 1842, quando Manoel Dias liderou uma expedição composta por 42 pessoas. Essa expedição tinha o objetivo de criar povoados, da barra do Rio Pojuca à barra do Rio Real. Assim, a cidade que já foi habitada por povos indígenas teve como nomes Cipó das Cabaças, Engenho de Cipó e Açu da Torre. Em 1938, a cidade recebeu o nome de Itanagra, que significa Pedra de Areia.

Pela Lei 1767, de 30 de julho de 1962, foi criado o município com território do distrito de Itanagra e parte do território de Açu da Torre, desmembrado do município da Mata de São João. E com parte dos territórios do extinto distrito de Cambuis e de Subaúma, desmembrado este do município de Entre Rios com denominação de Itanagra.

“O sentimento de hospitalidade, acolhimento, festividade e luta do seu povo são elementos primordiais que têm transformado a cidade em uma referência de desenvolvimento regional”, conclui o deputado Bira Corôa.


Compartilhar: