“Tenho a honra de parabenizar toda a população de Água Fria pelos 54 anos de emancipação política”. Essas foram as palavras do deputado Paulo Rangel (PT) em moção que homenageia a cidade de Água Fria e seus munícipes pela passagem de tão importante data.
No passado, as terras da cidade eram antes habitadas por índios tapuias, cuja aldeia foi encontrada por padres da Companhia de Jesus “Jesuítas” que, encantados com a fertilidade de suas terras e abundância de água e densa floresta, aqui se instalaram em meados de junho de 1562.
Água Fria foi criada como Freguesia (Paróquia) em 11 de abril de 1718, e como vila e município em 1727, permanecendo nessa condição ate 1832 quando perdeu sua sede para Irará, só sendo cumpridos 10 anos depois o Embargo Imperial, em 27 de maio de 1842, passando a ser distrito de Irará, ficando nessa condição até ser emancipada em 13 de Julho de 1962, pela Lei nº 1.712.
No documento, o parlamentar chama a atenção para a importante participação do município de Água Fria na luta pela Independência da Bahia. No Conselho de Cachoeira, a cidade foi representada pelo padre Francisco José Miranda, pároco da época.
O calendário festivo do município, Paulo Rangel dá ênfase à festa de São Sebastião, padroeiro da cidade, em 20 de janeiro, com leilões, procissão e missa. O parlamentar também cita o Caju Fest, festejo que impulsiona de forma significativa a economia local. Sobre as tradições culturais da cidade, o deputado revela que estas se mantêm até hoje “por pessoas e grupos que acreditam na cultura como força vital da comunidade, através de manifestações como o samba de roda, bumba-meu-boi, chula, cantigas de roda, capoeira e forró pé de serra”.
REDES SOCIAIS