MÍDIA CENTER

Falecimento de Nivalda Costa consterna Fabíola

Publicado em: 19/07/2016 00:00
Editoria: Diário Oficial

Socialista elogiou a longa trajetória da dramaturga, atriz e contista
Foto: Arquivo/Agência-Alba
 Poeta, dramaturga, atriz, diretora, contista e grande intelectual, Nivalda Costa foi vítima de um infarto fulminante, durante uma viagem a serviço da Unicef, no último dia 9. A deputada Fabíola Mansur (PSB) lamentando bastante a perda da conceituada diretora teatral baiana, apresentou uma moção de pesar na Assembleia Legislativa em homenagem póstuma à  memória de Nivalda Costa.

Fabíola afirma que Nivalda teve uma significativa trajetória na literatura e no teatro e atuou fortemente no movimento negro. Nascida em Salvador, no dia 19 de maio de 1952, ela era filha de Nair Silva Costa e Manoel Edvaldo Costa. Seu contato com os mundos literário, teatral e cinematográfico começou  na adolescência, participando de diversos grupos teatrais estudantis durante o ensino médio.

Cursou Direção, na Escola de Teatro da Bahia, pela Ufba, formando-se diretora teatral em 1978. Participou como diretora de peças teatrais, de filmes de curta-metragem e de programas de televisão. Escreveu textos teatrais, contos e poesias. Nivalda era membro da Associação Profissional dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia.

Nivalda foi muito ligada às questões relacionadas a cultura e a arte africana. Era integrante do Conselho Consultivo e coordenadora do Programa “Diálogos Afro-Brasileiros” da Sociedade da Cultura Afro-Brasileira (Amafro), fundada em 15 de março de 2002. Até o final da vida, Nivalda Costa trabalhou com o universo teatral, empreendendo importantes projetos.

“Meu pesar a sua família e a todos que a amaram e tiveram o prazer da sua convivência e puderam desfrutar de sua brilhante inteligência e amizade”, concluiu a deputada Fabíola Mansur.



Compartilhar: