Os municípios de Piatã, Pedrão e Água Fria fazem aniversário nos dias 11,12 e 13 de julho respectivamente e as datas comemorativas foram celebradas também na Assembleia Legislativa da Bahia, através de moções de congratulações apresentada pelo deputado Roberto Carlos (PDT). “Parabenizo aqui, com todo o meu apreço, os queridos municípios, pela passagem de seus aniversários, desejando um futuro de desenvolvimento econômico com justiça social”, afirmou o pedetista.
Sobre Piatã, Roberto Carlos disse que os festejos juninos são tradicionalmente os mais comemorados, tanto na zona urbana quanto na rural e se caracterizam pela mesa farta de produtos típicos da época e por um “friozinho” que pode chegar a 3 ou 4º C. A média da temperatura anual nunca ultrapassa os 20º C. “Nas noites de junho, as mais frias do ano, em todas as residências, há sempre um licor artesanal e um “quentão”, bebida típica da região ou um café quentinho, plantado e colhido nos quintais da cidade”, afirmou o deputado.
Em relação a Pedrão, o pedetista lembrou que o município teve papel importante nas lutas pela Independência da Bahia, sendo fundamental nesta conquista. Ele contou que apesar da Independência da Bahia ter sido conquistada em 2 de julho de 1823, dois anos antes deste desfecho final, a cidade já iniciava o movimento para libertar o Estado da dominação portuguesa. “Os Voluntários, também denominados Encourados de Pedrão, eram compostos de 39 (trinta e nove) homens, além do seu comandante. Todos, homens do campo, sendo dezenove casados e o restante solteiros, que abandonaram seus lares e famílias e seguiram para o campo de luta pela independência da nossa Bahia”, contou Roberto Carlos.
Já sobre Água Fria, Roberto Carlos disse que o município foi restaurado em 13.07.1962, como território desmembrado de Irará e destacou que no setor turístico acontecem grandes festas na cidade. “O dia do padroeiro da cidade é realizada uma festa religiosa com missa, leilão e procissão em homenagem a São Sebastião no dia 20 de janeiro, tendo ainda o novenário que antecede a data.
REDES SOCIAIS