O município de Conceição do Coité comemorou ontem, dia 7 de julho, 83 anos de fundação e a data foi celebrada também na Assembleia Legislativa da Bahia, através de moção de congratulações apresentada pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD). “Coité é uma cidade de gente hospitaleira. Lugar que nasci e me criei, constitui minha família, tenho meus negócios e fiz minha carreira política. Estou muito feliz em comemorar esses 83 anos ao lado dos meus conterrâneos”, afirmou o deputado.
Conta a tradição que o município de Conceição do Coité originou-se da povoação denominada “Coité” ou “Cuité” (ambas as pronúncias eram usadas primitivamente, para qualificarem a localidade), que pertencera ao território do município de Jacobina, inicialmente, e depois ao de Riachão de Jacuípe.
Alex da Piatã relata que a sede do município de Conceição do Coité é plana, arborizada, com praças e ruas pavimentadas. Possui rede de esgoto e água encanada. Sua feira semanal ocorre as sextas-feiras, atraindo feirantes de outros municípios. Em relação às atividades econômicas, o município se destaca com o cultivo do sisal, sendo o principal explorador da região. “Além do sisal, cultiva-se a mandioca o feijão e o milho e na pecuária destaca-se a criação de bovinos, equinos, caprinos, ovinos e aves”, disse.
O parlamentar destacou que Conceição do Coité apareceu em primeiro lugar em 2016 dentre as cidades da Bahia no ranking de transparência divulgado pelo Ministério Público Federal e nacionalmente ocupa a 265 posição. O ranking mede a divulgação dos atos públicos municipais, incluindo receitas, despesas e íntegras de editais de licitações e contratos, dentre outros. “Saúdo minha querida Conceição do Coité, todo povo que nela reside e os demais, que como eu, trabalham em outros locais, mas não se esquecem um dia sequer da sua terra natal. Feliz de quem é filho desta terra”, completou Alex da Piatã.
REDES SOCIAIS