MÍDIA CENTER

Bobô lamenta morte de ex-prefeito

Publicado em: 04/05/2016 00:00
Editoria: Diário Oficial

Comunista elogiou a trajetória de Paulo Machado
Foto: Arquivo/Agência-Alba
Para reverenciar a memória do ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, o deputado estadual Bobô (PC do B) encaminhou à Assembleia Legislativa moção de pesar pelo falecimento do ex-gestor, na última sexta-feira, 29 de abril. PHD, filósofo, teólogo, escritor, político e educador, Paulo Machado era professor da Uneb e deixa esposa, seis filhos, irmãos e admiradores.

Na moção, o parlamentar lembrou a trajetória vitoriosa do homem que nasceu em Itabuna, foi registrado em Itapé, mas se dizia bonfinense de coração. “Se fosse escolher, teria escolhido para nascer em Senhor do Bonfim”, afirmou Paulo em seu blog. Bobô lembrou que o professor teve uma vida de muito estudo: Seminário Menor Nossa Senhora de Lourdes, em Senhor do Bonfim; Seminário Nossa Senhora do Bom Conselho, em Amargosa, Seminário Central da Bahia, em Salvador e Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina Brasileira, no Rio de Janeiro. Os estudos lhe possibilitaram a ordenação como sacerdote na Catedral de Senhor do Bonfim e depois vigário lá e em outras cidades, como Saúde, Caldeirão Grande e Mirangaba e Maricá, no Rio de Janeiro.

O documento relata que o ex-prefeito deixou o sacerdócio, se casou com Dione Gonçalves e concluiu o curso de Filosofia na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei, Minas Gerais. Fez licenciatura de História na Universidade Católica de Salvador. Cursou mestrado em Educação na Universidade Federal da Bahia e fez doutorado em Educação na Universidade de Quebec em Montreal, no Canadá. Foi diretor do Colégio Osvaldo Pereira, em Saúde, e do Ginásio Diocesano de Senhor do Bonfim, além de professor da Universidade Católica de Salvador e da Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim (FESB), pertencente à Universidade do Estado da Bahia.

O parlamentar destacou ainda que Paulo Machado também foi poeta, historiador e cronista, tendo publicado vários livros. “Incansável, fundou e foi presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim, pertence à Academia de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro (ACLERJ), ao Instituto Histórico de Niterói e ao Ateneu Angrense de Letras e Artes, de Angra dos Reis. Em sua trajetória política foi vice-prefeito de Senhor do Bonfim, secretário de Educação, Cultura e Esporte do município, além de presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia. Em 2008, se elegeu prefeito do município pelo Partido dos Trabalhadores, apoiado pelo PC do B, PV, PSB, PMN, PSDB, PHS, PSL, PRB”, pontuou.

“Nesse momento de dor, prestamos nossa solidariedade à família e amigos. Temos a certeza de que suas realizações foram importantes para o desenvolvimento do município de Senhor do Bonfim e servirão de exemplo para futuras gerações contribuírem com a construção de uma cidade cada vez melhor para o seu povo”, disse o deputado. 



Compartilhar: