MÍDIA CENTER

Alan pede apoio aos portadores da Síndrome de Down

Publicado em: 18/03/2016 00:00
Editoria: Diário Oficial

Deputado apresentou moção na Assembleia
Foto: Arquivo/Agência-Alba
O deputado Alan Castro (PSL) apresentou na Casa Legislativa uma moção na qual prestou votos de apoio aos portadores da Síndrome de Down e seus familiares pela passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, que será comemorado no dia 21 de março. O nome Síndrome de Down é uma homenagem ao médico britânico John Langdon Down, que a descreveu pela primeira vez em 1862. Sua descoberta aconteceu em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune. Trata-se de do distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 700 nascimentos. 

 No Brasil, estima-se que existam cerca de 270 mil portadores de Down; nos Estados Unidos, aproximadamente 400 mil. São pessoas que podem (e devem) levar uma vida produtiva e digna. Apenas, como todas as pessoas, estas devem ser tratadas de acordo com as suas limitações. 

“Pessoas portadoras da Síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população, do que diferenças. Podendo alcançar um bom desenvolvimento de suas capacidades pessoais, são capazes de sentir sensação como qualquer outra pessoa e trabalhar. Podem ler e escrever, devem ir à escola e levar uma vida autônoma. Podem ocupar um lugar próprio na sociedade”, disse o deputado. 

“Aos portadores da Síndrome de Down e seus familiares, portanto, os nossos votos de apoio. Contando com o carinho e o cuidado de suas famílias, temos certeza, eles alcançarão a plena cidadania e irão contribuir para o desenvolvimento de nosso estado e de nosso país!”, disse Alan Sanches.



Compartilhar: