MÍDIA CENTER

Foco é preparar os jovens baianos

Publicado em: 02/02/2016 00:00
Editoria: Diário Oficial

Representantes das forças armadas marcaram presença na sessão.Secretários de estado ouviram com atenção os pronunciamentos. Deputados federais foram ouvir as explanações do governador
Foto: CarlosAmilton/Agência-Alba
Cultura também é um instrumento de paz. Tenho muito orgulho do trabalho realizado pelo Neojiba, que vem ensinando música e realizando atividades pedagógicas em diversos bairros onde estão instaladas as Bases Comunitárias de Segurança, em Salvador e Região Metropolitana. No último ano, 08 núcleos do projeto envolveram diretamente 1.356 jovens e 1.976 pessoas participaram de apresentações musicais em áreas das Bases. Mas, ao todo, são mais de 4.600 crianças e jovens que integram e participam diretamente das diversas formas de atuação do programa. São projetos que se demonstram capazes de fortalecer os laços de convivência e o cuidado mútuo entre os moradores das comunidades. Para ampliar essa abordagem, eu mesmo propus a entidades (como o Olodum e o Ilê Aiyê) que desenvolvessem programas sociais para os jovens de bairros populares utilizando as linguagens da arte e da cultura que lhes são afins. Estamos negociando o formato dessas intervenções. 

Como o nosso foco é preparar nossos jovens para o mundo do trabalho, a nossa rede de Educação Profissional registrou 41 mil matriculados em 20 municípios prioritários, no contexto do Pacto pela Vida. Só em 2015, 7.000 alunos se formaram nesses municípios. No Universidade para Todos, 1.145 jovens das áreas de Bases Comunitárias foram preparados para o Enem e para o vestibular em Salvador e no interior. 
Um dos grandes suportes das atividades sociais do Pacto pela Vida é a própria Polícia Militar. Demonstrando uma visão mais ampla do seu papel na sociedade, a nossa PM vem atuando em projetos esportivos, culturais, recreativos e de socialização da juventude com extraordinário sucesso. Umas dessas iniciativas é o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd, que, só em 2015, alcançou 60 mil jovens de 664 escolas públicas e particulares em 77 municípios. Agora, em 2016, queremos expandir ainda mais essa iniciativa. 

Também nas áreas de Bases Comunitárias, os policiais, de forma voluntária, desenvolvem atividades de esporte e de cultura com a juventude, o que sempre me deixou sensibilizado e agradecido. Os mais conhecidos deles são o Caratê do Saber e o Judô pela Vida. Os jovens atletas costumam participar de competições por esse Brasil a fora. Quando voltam, cheios de medalhas e orgulho, quase sempre os recebo em meu gabinete, para parabenizá-los e incentivá-los. Mas atuam também em outras áreas, em outros esportes, como o xadrez, além de desfile de moda e informática. Recentemente, ocorreu o primeiro torneio de futebol masculino e de futsal feminino entre crianças e adolescentes dos bairros atendidos pelas Bases Comunitárias, disputado no Estádio de Pituaçu.

Todo esse esforço é necessário para se reverter as (ainda) altas taxas de criminalidade existentes em nosso Estado. O Pacto Pela Vida monitora em tempo real todos esses indicadores e estamos convencidos de que a Bahia conseguiu estancar a forte tendência de alta iniciada no ano 2000. A nossa capital, onde o Programa foi inicialmente implantado, reduziu as suas taxas de crimes violentos letais intencionais – CVLI, em 26%, nos últimos cinco anos. Excluído o município Salvador, a Região Metropolitana, que vinha em um crescendo de violência, teve uma queda de 25% nos últimos quatro anos, com destaque para o ano passado, quando se conseguiu diminuir em 12,4% o número de mortes violentas, alcançando-se, assim, o dobro da nossa meta prevista. No ano de 2015, há que se destacar ainda a redução dos índices de assassinatos em Camaçari (-12,7%), Lauro de Freitas (-24,8%) e Pojuca (-19,4%), invertendo a tendência anterior. 

As quatro maiores cidades do interior da Bahia apresentaram resultados bastante promissores em 2015. Feira de Santana reduziu em -20%, Vitória da Conquista, em -15%, Itabuna, em -35% e Ilhéus, em -24%. As 17 Bases Comunitárias implantadas também vêm contribuindo para um ambiente de mais tranquilidade e, como exemplo, aqui mesmo em Salvador, podemos destacar os bairros da Paz, o Nordeste e o Calabar, comunidades que não registraram nenhum homicídio durante o ano de 2015.



Compartilhar: