MÍDIA CENTER

Projeto acaba com exigência do uso de oficinas de seguradoras

Publicado em: 30/12/2015 00:00
Editoria: Diário Oficial

Zé Raimundo diz que exclusividade é prejudicial ao consumidor, que deve ter direito de escolher
Foto: Arquivo/Agência-Alba
Projeto de Lei do deputado estadual Zé Raimundo (PT) acaba com a imposição atual das seguradoras para utilização de uma das oficinas por elas credenciadas, no momento de realizar consertos dos carros segurados. O deputado decidiu apresentar o projeto depois de ouvir recorrentes queixas de pessoas insatisfeitas com a impossibilidade de escolher a oficina para consertar seus veículos.

Como embasamento, ele buscou informações em outros estados e elaborou a proposta inspirada em leis de Pernambuco e Mato Grosso do Sul, além de projetos de lei que tramitam na Casa Legislativa de Minas Gerais e na Câmara de Deputados.

“A forma como tem sido feito o concerto dos veículos sinistrados apresenta dois inconvenientes: o privilégio de um número reduzido de oficinas, que passam a ter a exclusividade da demanda das seguradoras, em detrimento das demais; e o segurado passar pelo transtorno de ter que enviar seu veículo para uma oficina em que não confia plenamente.Pior ainda acontece em caso de serviço não satisfatório, com o retorno do veículo à oficina”, argumentou Zé Raimundo.

O projeto de lei de sua autoria trará efeitos positivos também para o mercado de seguros: “O usuário terá a possibilidade de remeter seu automóvel para uma oficina de sua confiança e, consequentemente, as companhias seguradoras obterão a satisfação de sua clientela”. Além disso, acrescenta o deputado, as oficinas locais poderão ser beneficiadas, já que qualquer uma delas, desde que legalmente constituídas poderá ser escolhida pelo segurado para a efetivação dos reparos, independentemente de credenciamento prévio. 


Compartilhar: