MÍDIA CENTER

Bira Corôa homenageia Babá Pecê

Publicado em: 17/12/2015 00:00
Editoria: Diário Oficial

Petista destacou atuação do religioso
Foto: Arquivo/Agência-Alba
Nascido em meio às celebrações a Òsùmàrè em 30 de agosto de 1964, Sivanilton Encarnação da Mata, o Pecê, como foi carinhosamente apelidado por sua avó, comemora junto à comunidade do Terreiro de Òsùmàrè seus 50 anos de iniciação religiosa e de líder espiritual da casa. Pela passagem desta data tão importante, o deputado estadual Bira Corôa (PT) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia uma Moção de Aplausos. 

A profecia de que se tornaria o líder do terreiro foi feita por sua avó, a Ògún  Simplícia, logo após seu nascimento. Aos 27 anos, Pecê foi conduzido ao lugar de Bàbálòrìsà do Terreiro de Òsùmàrè. “Babá Pecê tornou-se referência de conduta sacerdotal no Brasil e exterior. O reconhecimento de Babá Pecê no âmbito religioso e político condiz com o trabalho por ele desempenhado para promover e defender não só os povos de Santo mas também por proteger a infância, a comunidade negra e àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade”, diz o documento. 

O sacerdote também desenvolve ações voltadas à inclusão digital, partir de um infocentro instalado no anexo do terreiro, na Vasco da Gama, além de cursos profissionalizantes e promoção de campanhas de prevenção a DST’s, distribuição de cestas básicas nas comunidades do entorno. “É um homem que compreende sua missão religiosa e ainda mais seu papel social”, declara Bira Corôa.


Compartilhar: