O deputado Zilton Rocha (PT) quer homenagear o professor baiano Milton Santos dando o seu nome à rodovia BA-156, que interliga importantes cidades da Chapada Diamantina. É através da rodovia que se tem acesso à cidade natal do professor, Brotas de Macaúbas. Zilton já apresentou na Assembléia Legislativa um projeto de lei propondo que a BA-156 passe a se chamar "Rodovia Milton Santos".
Neto de escravos por parte de pai e filho de professores, Milton Santos nasceu no ano de 1926 e foi alfabetizado dentro de casa, onde aprendeu a amar o saber. Aos 10 anos, já se alfabetizara na língua francesa que aprendeu também em casa. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1948, e foi doutor em geografia pela Université de Strasbourg.
"Milton Santos exerceu o magistério durante toda sua vida, tendo lecionado em várias escolas baianas e, mais tarde, em diversas universidades do Brasil e do mundo, a exemplo da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Ufba, Universidade de São Paulo (USP), Université de Toulouse, Université Bourdeaux, Université de Paris, dentre outras", observou o parlamentar na justificativa do projeto.
De acordo com Zilton, ele obteve reconhecimento internacional como um dos mais destacados geógrafos do mundo. "Ele elevou o estudo do espaço geográfico a patamares jamais alcançados", afirmou. Por tudo que produziu, Milton Santos foi condecorado com o título de doutor "honoris causa" em 13 universidades de diferentes partes do mundo.
Para o deputado petista, Milton Santos foi o intelectual brasileiro mais reconhecido no mundo na segunda metade do século 20. "Temas como a globalização, o espaço, o lugar, a desigualdade refletida nos processos de urbanização, a universidade, a violência, o povoamento da Bahia, a localização industrial, as cidades nos países subdesenvolvidos, a pobreza urbana, entre outros tantos, foram estudados de maneira absolutamente original por esse baiano que em suas mais de 40 obras publicadas elevou a ciência da geografia no Brasil a um lugar que, antes de Milton Santos, estava restrito aos geógrafos europeus", concluiu Zilton Rocha.
REDES SOCIAIS